O Jogo

GRÉMIO NÃO ACEITA DERROTA E RECORRE

LIBERTADOR­ES Gaúchos apresentam queixa na CONMEBOL, depois de desaire contra o River, cujo técnico, castigado, deu instruções à equipa

- ANTÓNIO PIRES

O juiz Andrés Cunha expulsou Bressan após marcar penálti

Os jogadores do River Plate celebram a vitória para desespero do atual campeão Milionário­s vencem (2-1) em Porto Alegre e vão à final, após partida marcada por várias polémicas, nomeadamen­te o golo do 1-1, obtido com o braço por Borré, e que o árbitro e o VAR não sancionara­m

O River Plate é o primeiro finalista da Taça Libertador­es ou... talvez não. Pelo menos, o Grémio promete ir até às últimas consequênc­ias – leia-se, apresentar um recurso na CONMEBOL – para tentar reverter o resultado da meia-final em que foi eliminado. Na madrugada de quarta-feira (em Portugal), num jogo polémico, os argentinos venceram por 2-1 no Estádio Arena, em Porto Alegre, revertendo o desaire por 1-0 na primeira mão. Dos lances polémicos que deram origem aos golos dos milionário­s falaremos em baixo, porque o motivo pelo qual os gaúchos querem ganhar o jogo na secretaria é outro.

De facto, o Grémio vai alegar que Marcelo Gallardo, treinador do River que estava suspenso, “interferiu diretament­e” no resultado. O técnico assistiu ao jogo num camarote, mas foi apanhado pelas câmaras de TV a comunicar via rádio com o seu adjunto Matias Biscay e, no intervalo, deslocouse disfarçado ao balneário para falar com os seus jogadores.

O regulament­o da competição não é claro e, por isso, Romildo Bolzan, presidente do Grémio, admite: “Não vejo perspetiva além da multa”, apesar de pressionar: “Vamos ver quem tem vergonha na cara. O Grémio foi desrespeit­ado. Debocharam da prova. Não precisavam de ser espertos para vencer. Vamos esperar para ver o tipo de providênci­a que a CONMEBOL tomará. Se forem omissos, se aceitarem, passa a ser uma situação muito duvidosa.”

Refira-se que, ao passar na zona mista, Marcelo Gallardo admitiu ter prevaricad­o. “Achei que os jogadores precisavam e eu também. Quebrei uma regra, reconheço e assumo, mas não me arrependo de nada”, comentou.

De madrugada, Palmeiras e Boca Juniors (0-2) disputaram a outra meia-final.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal