O Jogo

Fonseca na mira de Abel

Todos os recordes bracarense­s na I Liga

- PEDRO MARQUES COSTA

Para chegar ao melhor registo absoluto de jogos consecutiv­os sem perder, que pertence a Paulo Fonseca, o Braga terá de anular este domingo o Vitória de Setúbal, antes de defrontar o FC Porto

Depois de ter batido o registo de jogos sem perder de Jesualdo Ferreira no arranque de uma época, Abel Ferreira persegue agora mais um recorde no Braga: chegar às 15 partidasco­nsecutivas sem perder. A marca foi conseguida por Paulo Fonseca há três temporadas e serviu para consolidar um dos anos mais brilhantes da história recente do clube, que culminou com a conquista da Taça de Portugal.

Neste momento, Abel Ferreira soma 13 jogos seguidos sem sofrer derrotas em todas as competiçõe­s, naquele que jáéo segundo melhor registo nas 63 épocas que os arsenalist­as competiram na I Liga. Desta forma, a recente goleada (5-0) ao Nacional, para a Taça da Liga, serviu para ultrapassa­r os registos de Leonardo Jardim (2011/12), Jesualdo Ferreira (2005/06), Domingos Paciência (2010/11) e do próprio Abel Ferreira (época passada), que tiveram séries de 12 jogos sem perder no comando técnico do Braga.

Abel Ferreira já reconheceu publicamen­te, por mais do que uma vez, que não corre atrás de recordes e que nem sequer liga muito a esses dados estatístic­os, mas a verdade é que eles são o lado mais objetivo do bom trabalho que o treinador tem realizado ao serviço do Braga – ao ponto de ter sido considerad­o, pela prestigiad­a revista “FourFourTw­o”, o 44.º melhor treinador do mundo em 2018. No entanto, para igualar a marca de Paulo Fonseca o Braga ainda terá de ultrapassa­r mais dois adversário­s, o primeiro dos quais já este domingo, ma receção ao V. Setúbal; o segundo será bem mais complicado, uma vez que o calendário agendou uma visita ao Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto, num jogo que também servirá para medir a real capacidade da equipa de Abel Ferreira para se intrometer, de uma forma ainda mais afirmativa, na luta pela conquista do campeonato.

Recordes e mais... recordes

No percurso de um ano e meio na equipa principal do Braga, Abel Ferreira já conseguiu bater vários recordes históricos do clube, com o mais importante a ser alcançado no campeonato, através do máximo de pontos obtidos durante a última temporada – 75, mais quatro do que os conseguido­s por Domingos Paciência, em 2009/10. Mas há mais: o treinador arsenalist­a também conseguiu ter o maior número de golos marcados (101) e de vitórias (33) numa época, assim como o maior número de golos marcados (74) e de vitórias (24) na I Liga, onde também garantiu a melhor diferença de golos das 63 participaç­ões do Braga no primeiro escalão do futebol português (45 golos positivos). Mas a todos estes registos falta acrescenta­r o essencial, a conquista dos prometidos títulos, ainda que sobrem mais recordes para serem batidos para além do anunciado no início deste texto (série de jogos consecutiv­os sem perder), sendo que o mais difícil de alcançar pertence a Domingos Paciência. Na temporada de 2009/10, o Braga lutou com o Benfica pelo primeiro lugar do campeonato até à última partida, tendo mesmo passado dez das 30 jornadas na liderança isolada da competição. De todos os registos históricos, este de Domingos Paciência será, muito provavelme­nte, o mais difícil de anular, até porque Abel Ferreira ainda só conseguiu colocar o Braga sozinho na primeira posição na sexta jornada da I Liga.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal