O Jogo

LOUSADA ESTÁ IMUNE A DERROTAS

O clube não perde jogos oficiais desde 17 de dezembro de 2017 – 26, no total – e conseguiu subir três vezes... nos últimos três campeonato­s

- CLÁUDIA OLIVEIRA

“Mas, afinal, porque é a camisola com o 26?” A pergunta sai da boca do Luisinho (a segurar a camisola, à esquerda da foto) que, com o jeito brincalhão, espelha a forma descomprom­etida com que o plantel da Associação Desportiva de Lousada enfrenta o campeonato [Divisão Elite, Série 2]. Não lhe pediram títulos nem subidas de divisão, não têm salário (os convocados recebem apenas 20 euros por vitória caseira e 30 se o triunfo for fora de portas), mas estão há 26 jogos oficiais consecutiv­os sem perder.

“O segredo é a entreajuda do grupo. Dentro de campo, percebe-se, quando alguém erra outrocompa­nheiro vaicolmata­resse erro”, considera Topas, atleta de 25 anos, natural da terra e que acompanhou o clube em três subidas consecutiv­as. Esse é outro feito do Lousada. Desde 2015, quando Sandro Sousa assumiu a presidênci­a, o clube subiu em todas as épocas. Da 2.ª Divisão distrital do Porto subiu à 1.ª, daí para a Divisão de Honra e agora à Divisão de Elite.

“Fundamenta­lmentequer­ia estabiliza­r o clube financeira­mente, não gastar o que não tínhamos. Depois, se possível, de dois em dois anos tentar subir de escalão. As coisas correram melhor que a expectativ­a inicial”, reconhece o presidente. Ao não querer “gastar mais do que o que tinha”, o presidente acabou por ver alinhar nos seniores jogadores da formação e da equipa B, ao ponto de 85 por cento do plantel ser oriundo da “cantera”. “Cerca de sessenta por cento dos jogadores do onze são da formação do clube”, refere o técnico Pedro Vilaça, que reconhece vantagens em manter esta ligação à AD Lousada e à terra. “Há um envolvimen­to maior com o clube e com objetivos ganhadores. É uma vantagem também para cativar assistênci­a. Trazem as mulheres, as namoradas, os amigos”, constata o técnico que vai na terceira época no clube.

Quanto ao recorde de jogos sem perder, todos são cautelosos e seguem a máxima do “jogo a jogo”. “Quero é ganhar o próximo, em casa do Sousense [amanhã]. Não podemos facilitar. Ainda por cima o treinador (Jorge Batista) deles foi meu professor na faculdade”, atira Topas, até se lembrar de um “detalhe” importante: “Isto se o míster achar que devo jogar!”

“Assumimos o compromiss­o de todos terem oportunida­des nos seniores”

Sandro Sousa

Presidente do Lousada

 ??  ?? O Lousada soma 26 jogos consecutiv­os sem perder
O Lousada soma 26 jogos consecutiv­os sem perder
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal