O Jogo

Vítor Pereira e Hulk campeões

Português conquista primeiro campeonato para o SIPG, acabando com o “império” do heptacampe­ão Guangzhou Evergrande

- RODRIGO CORTEZ

Shanghai SIPG quebrou monopólio do Guangzhou Evergrande

Triunfo caseiro sobre o Beijing Renhe, por 2-1, valeu os festejos a uma jornada do fim. Treinador luso sucedera a Villas-Boas e junta ao currículo quarto título, depois de dois no FC Porto e um no Olympiacos

Aocomandod­oShanghai SIPG, o português Vítor Pereira sagrou-se ontem campeão chinês a uma jornada do fim, graças à vitória por 2-1 sobre o Beijing Renhe, em partida da 29.ª ronda da liga. À entrada da jornada, a equipa de Xangai tinha três pontos de avanço e só precisava de um empate, mas os golos de deAkhmedov (20’) e Wu Lei (47’ ) tornaram ainda mais intensa a festa de um grupo que fez história por duas razões: conquistou o primeiro título de campeão chinês e quebrou uma série de sete títulos seguidos do Guangzhou Evergrande, que nos últimos três anos fora treinado por Scolari e é agora orientado por Cannavaro.

Vítor Pereira passa também a ter lugar de destaque nesta liga, por ser o primeiro português campeão e ainda por entrar numa estrita galeria de campeões (ver peça ao lado).

Com um plantel onde pontificam os brasileiro­s Hulk, Óscar e Elkeson, Vítor Pereira começou por realçar: “Temos um grupo estável e maduro. Merecemos este campeonato.” Para o técnico, foi chegar, vir e vencer. “Viemos para quebrar o monopólio do Evergrande, que durava há sete anos, o que para nós foi um grande desafio. Neste meu primeiro ano na China, fico feliz por ter conseguido o objetivo”, disse ainda, passando depois aos agradecime­ntos da praxe: “Quero agradecer ao povo chinês e a esta cidade pela receção calorosa. Sinto que as pessoas estão muito entusiasma­das comigo.”

O Shanghai SIPG foi fundado em 2000 e só em 2013 chegou à I Liga. Nas últimas três épocas tinha ficado uma vez em terceiro e duas em segundo, em 2017 com Villas-Boas, o qual teve Pereira como adjunto no FC Porto em 2010/11, onde o técnico de 50 anos foi depois bicampeão.

“Viemos para quebrar o monopólio do Guangzhou Evergrande, que durava há sete anos. Para nós foi um grande desafio”

“Agradeço ao povo chinês e a esta cidade a receção calorosa que tive. Sinto que aqui as pessoas estão muito entusiasma­das comigo”

Vítor Pereira

Treinador do Shanghai SIPG

 ??  ?? Vítor Pereira também foi campeão em 2012 e 2013 no FC Porto e em 2015 no Olympiacos
Vítor Pereira também foi campeão em 2012 e 2013 no FC Porto e em 2015 no Olympiacos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal