O Jogo

UM CONDOMÍNIO GUARDA UMA INÉDITA GLÓRIA LUSA

As quatro bancadas do velhinho estádio dos gunners foram reconverti­das para habitação e é no jardim interior, onde estava o relvado, que pairam “fantasmas” míticos

-

Leões procuram vencer na casa dos gunners, onde, entre lusos, só o Benfica (em 1991) saiu por cima. No Emirates, o registo tem sido próximo da... chacina: quatro jogos com 17 golos sofridos e nenhum marcado

Inaugurado em julho de 2006, o Estádio Emirates – que a UEFA denomina Estádio do Arsenal – é um ícone arquitetón­ico da zona norte de Londres e um autêntico campo minado para as equipas lusas que, ali, somaram quatro derrotas com um impression­ante parcial de 17 golos sofridos e nenhum marcado em quatro jogos oficiais (ver quadro). Contudo, a poucos metros do sumptuoso recinto do Arsenal, ainda resistem os alicerces de um mítico e saudoso palco, onde se escreveu a única história portuguesa com um final feliz para os lados do bairro de Islington.

Destacando-se imponentes num bairro de traços vitorianos, as quatro bancadas do velho Estádio de Highbury foram reconverti­das para albergar um condomínio de luxo, onde o preço das casas varia entre 700 mil euros e 1,7 milhões de euros. Pintadas de vermelho e branco e com canhões estampados em cima de gigantes portas de entrada, as fachadas foram preservada­s de modo a manter o traço original do recinto, enquanto, no interior, um jardim de traços futuristas ocupa o espaço de um relvado onde desfilaram craques como Brady, Henry ou Bergkamp, entre outros, que são hoje figura de proa na decoração do Emirates.

Foi ali, onde agora brincam as crianças e se passeiam cães, que o Benfica tornou-se o primeiro clube português a derrotar o Arsenal na sua casa – feito “esmagado” pelo peso do betão –, algo que o Sporting, noutro palco, procura alcançar, espreitand­o o terceiro triunfo em Inglaterra, após Southampto­n (1981) e Middlesbro­ugh (2005).

 ??  ?? O relvado do antigo recinto gunner é hoje um jardim
O relvado do antigo recinto gunner é hoje um jardim
 ??  ?? A fachada clássica de Highbury foi preservada
A fachada clássica de Highbury foi preservada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal