O Jogo

UEFA já pondera reabrir processos

Man. City, PSG, Zenit e Lokomotiv com novo escrutínio

-

Revelações do “Football Leaks” são nova ameaça aos clubes mais poderosos, mas, ao mesmo tempo, a UEFA vê-se ameaçada pelo avanço do projeto da Superliga Europeia

Na sequência das recentes revelações do “Football Leaks”, a UEFA admitiu ontem, em comunicado, que “se as novas informaçõe­s sugerirem que casos anteriores não foram corretamen­te tratados, esses processos poderão ser reabertos”. Em causa estão não apenas os dossiês relativos aos clubes russos, Zenit e Lokomotiv, como também do Manchester City e do PSG.

A documentaç­ão revelada nas últimas semanas pelo consórcio de investigaç­ão expôs esquemas dolosos de financiame­nto, em violação das regras do fair play financeiro. Em causa está sobretudo o Man. City, onde o xeque Mansour criou um circuito artificial de capitaliza­ção do clube, injetando verbas nas empresas patrocinad­oras dos Emirados, inflaciona­ndo os contratos de patrocínio. Idêntico mecanismo terá sido utilizado no PSG, onde a sociedade de investimen­to da Qatar Sports Investment­s,empresadet­entora do clube, recorreu a idênticos expediente­s, como está profusamen­te documentad­o. No Mónaco, Rybolovlev arquitetou um esquema similar, que não terá sido executado.

Estes processos deixam a UEFA numa posição complexa, atendendo ao movimento de criação de uma Superliga, onde os “novos-ricos” teriam lugar garantido. O órgão presidido por Aleksander Ceferin está à prova, obrigado a adotar uma posição musculada nas duas frentes.

POLÉMICA “Se não foram corretamen­te tratados, casos podem reabrir-se”

Comunicado

UEFA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal