O Jogo

SACKO JÁ DOBROU VALOR DE MERCADO

Defesa aproveitou lesões de Dodô e de Víctor García para se impor e leva oito jogos a titular

- TOMAZ ANDRADE

Terceira opção de Luís Castro no início da época, Sacko foi lançado no jogo com o FC Porto, à terceira jornada, e nunca mais deixou de ser titular na Liga. Está avaliado agora em um milhão de euros

Em três meses, Falaye Sacko passou de terceira opção, e de jogador dispensáve­l, a titular no lado direito da defesa do Vitória, uma ascensão acompanhad­a por uma valorizaçã­o superior a meio milhão de euros. Apenas Rafa Soares teve uma revisão superior do seu preço de mercado, segundo o site “Transferma­rkt”. As exibições do defesa, com contrato até junho de 2022, têm despertado a atenção de clubes estrangeir­os.

Contratado aos húngaros do Újpest em janeiro de 2016, Sacko não teve dificuldad­es para se impor na equipa B vitoriana, mas demorou a afirmar-se no plantel principal (apenas seis jogos na última temporada). Na pré-época, já sob a orientação de Luís Castro, o internacio­nal do Mali partiu atrás de Dodô e também de Víctor García, tudo mudando na terceira jornada do campeonato. O brasileiro lesionou-se antes do jogo com o FC Porto e, quando o treinador se preparava para lançar a segunda opção, o venezuelan­o também teve problemas físicos, situação que abriu as portas do onze a Sacko. O facto de o Vitória ter vencido no Dragão e de o defesa ter estado em bom plano levou Luís Castro a manter a aposta nos jogos seguintes, a partir de certa altura já com os companheir­os disponívei­s do ponto de vista físico. O camisola 17 deixou de ser visto como solução de recurso e aos poucos foi cimentando o lugar na equipa, tanto assim que o treinador não mexe no quarteto defensivo há cinco jogos – nos últimos dois, a equipa não sofreu golos, de resto.

À entrada para esta época, Sacko valia 450 mil euros no “Transferma­rkt”, um montante baixo, mas depois dos primeiros jogos a titular a avaliação disparou para um milhão de euros, ou seja, passou a valer mais do dobro em pouco mais de três meses de competição. O ponta de lança Alexandre Guedes recebeu idêntica valorizaçã­o (passou de 750 mil euros para 1,25 milhões) e apenas o defesa-esquerdo Rafa Soares conseguiu melhor (valia 1,5 no arranque da época e passou para 2,5 milhões de euros).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal