O Jogo

“NINGUÉM ESTÁ ORGULHOSO”

Secretário de Estado lamentou a existência de “fenómenos” que nada têm a ver com o futebol

- CLÁUDIA OLIVEIRA

João Paulo Rebelo pede empenho de todos para erradicar problemas e aponta a profission­alização do futebol como foco de “interesses” que “nem sempre trazem coisas boas” bbbApes arde não concretiza­r as lamentaçõe­s, as palavras do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, encaixam no momento conturbado do futebol nacional, num dia em que o exlíder do Sporting, Bruno de Carvalho, foi presente ao juiz, no âmbito do processo das agressões, em Alcochete, a 15 de maio passado.

“A violência nada tem a ver com o desporto, tal como a batota, no sentido do doping, as apostas e o jogo combinado não têm rigorosame­nte nada a ver com aquilo que são os supremos valores do desporto”, afirmou, à margem da apresentaç­ão do Outdoor Sports Euro’Meet, a realizar em setembro de 2019 em Viana do Castelo.

João Paulo Rebelo insiste que “o desporto é muito mais lato e vasto do que alguns fenómenos que acontecem”. “Segurament­e, ninguém está orgulhoso desses efeitos mais negativos e de fenómenos que nada têm a ver com o desporto.Sãofenómen­os,desdelogo, que estão muito localizado­s e não devem ser generaliza­dos”, explica.

Apesar de incomodado com os episódios negativos do futebol nacional, o secretário de Estado não esquece os aspetos positivos da modalidade, ofuscados por “interesses” da profission­alização da mesma. “Com isto não quero dizer que a modalidade futebol não orgulha o país, porque orgulha. Somos campeões europeus em título e não é só no futebol, é no futebol de praia e no futsal. Temos o melhor jogador do mundo. Há imensos motivos que nos orgulham. Mas o futebol é hoje a única modalidade que tem ligas profission­ais e, com a profission­alização, há muitos interesses que se juntam e nem sempre trazemaode­cimaoquede­melhor há no desporto.” O governante considera que “o Governo está a fazer a sua parte” e desafia todos os agentes desportivo­s a estarem “empenhados na erradicaçã­o desses fenómenos”.

“Ninguém está orgulhoso desses efeitos mais negativos, que nada têm a ver com o desporto” “O futebol é hoje a única modalidade com ligas profission­ais e, com a profission­alização, há muitos interesses que se juntam e nem sempre trazem ao de cima o que de melhor há no desporto” João Paulo Rebelo Sec. Estado da Juventude e Desporto

 ??  ?? João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto
João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal