O Jogo

Marca de invencibil­idade

Equipa de Luís Castro é a que está há mais tempo sem perder no campeonato, já lá vão cinco jogos. Sete golos marcados e apenas três sofridos durante esse período

- TOMAZ ANDRADE

Na última jornada, depois de ter vencido o Santa Clara, o Vitória ultrapasso­u o Braga no ranking da invencibil­idade. A marca dura há quase dois meses e só voltará a ser colocada à prova em dezembro

O Vitória é a equipa que está há mais tempo sem perder no campeonato, desde a quinta jornada, já lá vão cinco jogos. Com a derrota do Braga no Estádio do Dragão na última jornada, a equipa de Luís Castro passou a deter uma marca de invencibil­idade que já dura há quase dois meses.

Durante esse período, o conjunto vimaranens­e somou nove pontos, resultado de dois triunfos (Marítimo e Santa Clara) e três empates (V. Setúbal, Braga e Boavista), tendo passado do nono para o sétimo lugar. Apesar de ter sido uma subida ligeira, o salto serviu para diminuir a distância em relação aos lugares de acesso às competiçõe­s europeias. Atrás do Vitória, com quatro jogos sem perder, está o Belenenses, seguindo-se depois três equipas (FC Porto, Sporting e Moreirense), com um percurso invencível de três partidas.

Foi a partir da última derrota, em casa do Portimonen­se (3-2), que o treinador vitoriano estabilizo­u o onze, tendo apenas feito alterações desde essa altura devido a problemas físicos dos jogadores, como Ola John. Elementos como o central João Afonso e o ponta de lança Tallo foram os sacrificad­os com o desaire no Algar-

Guedes tem contribuíd­o com golos para os bons resultados Titular na última derrota do Vitória, Tallo nunca mais foi utilizado, ou convocado, desde essa altura ve, dando lugar às entradas de Osorio e Alexandre Guedes. Aliás, o jogador da Costa do Marfim nunca mais foi utilizado, nem sequer convocado, depois da quinta jornada.

Nos últimos cinco jogos, o Vitória mostrou um apetite razoável pelos golos, com sete remates certeiros, tendo apenas sofrido três. De resto, nos dois últimos jogos a eficácia defensiva foi máxima, isto é, sem golos sofridos, algo que não acontecia há mais de um ano (quarta e quinta jornadas do campeonato anterior, ainda sob o comando de Martins).

Atendendo a que o próximo compromiss­o do Vitória será na Taça de Portugal, a marca de invencibil­idade só voltará a ser colocada à prova em dezembro, na deslocação a Chaves, a anterior equipa de Luís Castro. Apesar da derrota averbada na última visita a Trás-osMontes (4-3), a verdade é que o Vitória tem um saldo positivo desses confrontos, com nove triunfos e seis empates num total de 20 jogos realizados.

Pedro

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal