O Jogo

DÉRBI LONGE DA MENTE DOS RIVAIS

Sporting e Benfica iniciam hoje a Ronda de Elite e, na luta pela única vaga para a final-four, só pensam jogo a jogo

- FREDERICO BÁRTOLO

Nuno Dias vê Sporting favorito por jogar em casa, onde em sete ocasiões passou seis vezes. Joel Rocha vinca a “linda chance” de ir à final-four três anos depois. Croatas e russos estão no caminho

Só há uma vaga para a final-four da UEFA Futsal Cup e, com Sporting e Benfica no mesmo grupo na Ronda de Elite, o dérbi de domingo ganha contornos decisivos, apimentand­o a rivalidade histórica entre os mais titulados em Portugal na modalidade. Ainda assim, os técnicos Nuno Dias e Joel Rocha preferem enfatizar a dificuldad­e dos dois primeiros encontros. Começa o treinador vice-campeão europeu nos últimos dois anos. “Não temos só um adversário. O Benfica até é o último. O Novo Vrijeme Makarska [Croácia] e o Sibiryak [Rússia] merecem análise e respeito. Se não formos competente­s nestes jogos, pouco interessa o dérbi de domingo. Começamos com o Sibiryak [20h30], mas sabemos que o grupo é equilibrad­o. Temos favoritism­o, mas, dentro das 16 equipas que estão nesta fase, existiria sempre muita dificuldad­e”, afiança Dias, convencido de que “é uma vantagem jogar em casa”. A história comprova-o. Nas sete vezes que organizou esta fase, por seis vezes chegou aos melhores quatro da Europa. O Araz, do Cazaquistã­o, em 2013/14 foi a exceção.

Joel Rocha só chegou à finalfour em 2015/16 e, na quinta época de Benfica, está ambicioso, elogiando os adversário­s, especialme­nte o Novo Vrijeme, primeiro adversário: “Para nós, amanhã [hoje às 14h00] é a final. Os croatas chegamcomo­campeões,têm, neste momento, um registo invicto no campeonato. Vamos passar dificuldad­es, perante uma equipa que é forte nos duelos físicos. Não há segundas oportunida­des e não são os adversário­s ou o pavilhão a retirarem a nossa ambição.Éumaoportu­nidadelind­a e queremos agarrá-la com as duas mãos.”

OcroataTeo­Strunjeadm­itiu o estatuto dos lisboetas, mas garantiu não ter “pressão nem medo.” Nos russos, Sergei Ivanovprom­eteudeixar­Sporting e Benfica “nervosos”. “Não viemos passear”, concluiu.

“Pouco interessa o dérbi de domingo se não formos competente­s hoje e amanhã” Nuno Dias Treinador do Sporting

 ??  ?? Os treinadore­s: Teo Strunje, Joel Rocha, Nuno Dias e Sergei Ivanov
Os treinadore­s: Teo Strunje, Joel Rocha, Nuno Dias e Sergei Ivanov

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal