O Jogo

FÁBIO MOSTRA-SE A SÉRGIO

Avançado de apenas 16 anos é o melhor marcador dos sub-19 e apontado como a maior pérola da formação. Ontem, treinou com os craques no Olival

- CARLOS GOUVEIA

Já foi comparado a Cristiano Ronaldo, renovou recentemen­te até 2021 e é da mesma geração de Francisco Conceição, filho do treinador. É também por isso que Sérgio o conhece bem

Fábio Silva, avançado de apenas 16 anos das camadas jovens do FC Porto, foi chamado, pela primeira vez, por Sérgio Conceição ao treino da equipa principal, que continua a dar seguimento à preparação do jogo com o Belenenses, da Taça de Portugal. Com Marega e Marius nas seleções e Aboubakar a recuperar de lesão, o jovem ponta de lança foi “promovido” pontualmen­te pelo treinador que o quis observar de perto numa altura em que as competiçõe­s de clubes estão paradas.

Fábio é a maior das “pérolas” da formação do FC Porto, estando já a brilhar na equipa dos sub-19, no meio de jogadores dois anos mais velhos do que ele, num percurso em tudo idêntico ao que Diogo Dalot fez.

Fábio é o segundo melhor marcador do campeonato (sete golos) e soma mais três na UEFA Youth League, prova onde é o jogador português mais novo de sempre a faturar. Em julho, quando completou 16 anos, assinou o seu primeiro contrato profission­al – até 2021 porque não pode assinar por mais de três anos –, numa altura em que era cobiçado pelo Liverpool. É da mesma geração de Francisco Conceição, filho do treinador da equipa principal do FC Porto, com quem jogou junto tanto nos dragões como na seleção de sub-16. É, também por isso, que o técnico o conhece bem e sabe do potencial que o FC Porto tem para explorar no avançado. Sérgio fez questão de o chamar, não só para ajudar ao seu desenvolvi­mento, como também para o premiar e moralizar.

Filho de Jorge Silva, que fez carreira no Boavista, Fábio chegou a jogar dois anos no Benfica, mas a maior parte da (ainda curta) carreira foi feita no FC Porto, atuando quase sempre um escalão acima da sua idade. Recentemen­te foi muito elogiado por Manuel Fernandes, na altura o diretor do scouting do Sporting. “Vi CR7 fazer coisas como estou a ver agora um miúdo dos juvenis do FC Porto, o Fábio Silva. Vai ser um craque dos diabos; vai ser um ponta de lança

extraordin­ário”, referiu num programa de televisão. E se um ponta de lança vive de golos, Fábio Silva tem mostrado muita pontaria. Em 2017/18 fez 31 em 33 jogos nos sub-17 e na atual temporada, como já dissemos, já vai em 10 em 15 partidas.

Fábio Silva é fã do colombiano Falcao e portista desde pequenino. Começou a carreira noNogueire­nse,passandode­pois pelo Gondomar e pelo FC Porto. Em 2015 mudou-se para o Benfica (foi bicampeão nacional), acompanhan­do o irmão, que transitou para os juvenis. No entanto, dois anos depois, com a mudança do mais velho para a Lázio, Fábio voltou ao clube do coração. “É portista fanático”, garantiu-nos o pai Jorge Silva, em maio.

No treino de ontem, Fábio Silva foi acompanhad­o por mais dois elementos da formação, ambos guarda-redes: Mbaye (equipa B) e Francisco Meixedo (sub-19).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal