O Jogo

Capitão Marega valoriza na CAN

SELEÇÃO Jogou como ponta de lança na vitória do Mali no Gabão e apurou-se para a maior competição africana

- ANDRÉ MORAIS

Portista não marcou, mas apenas por ineficácia ou egoísmo dos colegas. Na estreia com a braçadeira, alinhou com o vimaranens­e Sacko, que também comemorou efusivamen­te no final

Moussa Marega capitaneou a seleção do Mali que ganhou em casa do Gabão e confirmou o apuramento para a Taça de África das Nações que se vai jogar no próximo mês de junho, nos Camarões. O portista não foi decisivo (Moussa Doumbia, do Reims, fez o único golo do jogo), mas somou uma série de excelentes ações que só não resultaram em golo por ineficácia ou egoísmo dos colegas. O portista foi o avançado com mais bola dos malianos e ofereceu duas oportunida­des claras de golo. Na primeira tocou de calcanhar para a entrada de um colega, que permitiu a defesa de Ovono, guarda-redes do Gabão. Na segunda iniciou um contra-ataque que ia dar 0-2 se Doumbia lhe tivesse devolvido a bola. No 2x0 frente ao guarda-redes gabonês, Doumbia optou por rematar mal quando era só tocar ao lado para o portista encostar. Marega não gostou e reclamou, mas o jogo terminou logo a seguir e a seleção festejou o apuramento que uma derrota complicari­a ou, no mí- nimo, adiaria para março.

Agora, o Mali pode até perder o último jogo, com o Sudão do Sul, em 22 de março de 2019. A presença nos Camarões, em junho, está assegurada e o FC Porto também ganha por tabela. Desde logo porque até é possível que o selecionad­or aproveite o jogo de março para testar outras soluções e assim poupe Ma rega. Depois, porque lança o jogador numa montra sempre apetecível comoéo CAN. Mar egaját em vários clubes, especialme­nte ingleses, em cima dele e pode valorizar à luz de uma prova em cheio.

Importante é também a confiança que o selecionad­or Mohamed Magassouba lhe deu, ao confiar-lhe pela primeira vez uma braçadeira que costuma ser de Diaby, avançado do Sporting, que desta feita ficou de fora. Sacko, lateral-direito do V. Guimarães, também jogou os 90 minutos em bom plano.

 ??  ?? Marega fez 90 minutos, foi um dos melhores em campo e celebrou o apuramento
Marega fez 90 minutos, foi um dos melhores em campo e celebrou o apuramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal