O Jogo

Feito para acelerar

-

Nascida este ano enquanto marca própria, a Cupra lançará no próximo mês em Portugal o seu primeiro modelo, que considera único: o Cupra Ateca é um SUV desportivo, novidade no seu segmento e a conseguir oferecer 300 cavalos a um preço – a partir de 52 mil euros - inferior ao das marcas premium.

Naturalmen­te, a imagem do Seat Ateca está lá. Mas tirando esse sinal de origem, tudo mudou nas mãos daquela que começou por ser a divisão desportiva da marca espanhola e agora ganhou vida própria, que se notará pela criação de um espaço reservado em Lisboa, no prédio do Entreposto, e no próximo ano no Porto. Quanto ao Ateca da Cupra, faz-se de imediato notar pela grelha no padrão ninho de abelha, pela menor distância ao solo e pelas quatro ponteiras de escape, sinais de que algo é diferente.

A maior mudança está no motor, como era de prever e se percebe pelo seu rugido. O 2.0 TSI tem uma potência de 300 cavalos entre as 5300 e as 6500 rpm e um binário de 400 Nm disponível das 2000 às 5200 rpm. A velocidade máxima é de 247 km/h e, dado mais impression­ante, este SUV vai de zero a 100 km/h em 5,2 segundos, benefician­do da evolução da caixa de sete velocidade­s DSG, da função launch-control e da tração integral com o sistema 4Drive, que entrega a potência a cada roda em função da estrada e velocidade. Por fim, o baixo peso (1540 kg) também ajuda.

Sendo difícil obter os consumos de 7,4 ou 8,5 litros/100 km anunciados pela marca no modo mais desportivo, o “Cupra”, eles descem nos restantes modos de condução, que começam no Comfort – a fornecer também uma afinação da suspensão menos agressiva.

Se as prestações só têm concorrent­es em segmentos superiores, este Ateca tem mais atributos. O espaço abunda, ou não se trate de um SUV, e a oferta de equipament­o também. Os bancos desportivo­s de alcântarad­estacam-sedeimedia­to, mas também existe uma tampa da bagageira elétrica e o cockpit digital, entre múltiplas ofertas, tem câmara de visão de topo a 360 graus.

Anunciando “algo novo” com o Ateca, a Cupra vai estar particular­mente ativa nos próximos dois anos: em 2019 chegará o Leon RST e um modelo misteriosa­mente designado “special”, para em 2020 saírem dois novos Leon e o Cupra CUV, que será um SUV em formato Coupé.

 ??  ?? JÁ CONHECIDA DA COMPETIÇÃO, A MARCA CUPRA TORNOU-SE ESTE ANO NUM CONSTRUTOR INDEPENDEN­TE, EMBORA LIGADOÀ SEAT
JÁ CONHECIDA DA COMPETIÇÃO, A MARCA CUPRA TORNOU-SE ESTE ANO NUM CONSTRUTOR INDEPENDEN­TE, EMBORA LIGADOÀ SEAT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal