O Jogo

SAD no mercado por um lateral

Ailton e Diogo Figueiras devem sair em janeiro e Abel quer alternativ­as

- PEDRO MARQUES COSTA

O perfil dos alvos do Braga para a próxima reabertura de mercado já está definido: laterais jovens, com margem de progressão e capazes de manter em alerta os habituais titulares

O afastament­o precoce das competiçõe­s europeias logo no arranque da temporada acrescento­u um problema de gestão ao plantel do Braga e arrastou alguns jogadores para o esquecimen­to competitiv­o. A ausência de jogos a meio de semana faz com que a rotação imposta por Abel Ferreira não seja tão profunda como aquela que aconteceu na última época, algo que acabou por ter consequênc­ias num plantel que foi desenhado para estar presente na fase de grupos da Liga Europa.

A face mais visível desta questão está nos dois laterais suplentes, Diogo Figueiras e Ailton. Ainda que as circunstân­cias e o contexto de ambos sejam substancia­lmente diferentes, a verdade é que os dois jogadores não têm sido utilizados nem sequer na Taça de Portugal, contra duas equipas do Campeonato de Portugal, ou na Taça da Liga. Nesse sentido, tanto Diogo Figueiras como Ailton pretendem abandonar o clube já na reabertura do mercado em janeiro.

O lateral português, que é, atualmente, o jogador mais titulado em Braga, tem contrato válido até 2022, sendo ainda um dos jogadores mais bem pagos do plantel. Tendo em conta a excelente época do capitão Goiano, Figueiras já manifestou a vontade de sair para jogar com maior regularida­de, recebendo com bons olhos a possibilid­ade de regressar ao estrangeir­o, depois de já ter representa­do clubes como o Sevilha, Génova e Olympiacos.

A situação de Ailton é dife- rente, ainda que tenha por base o mesmo princípio: as grandes exibições do seu concorrent­e direto, Sequeira, que lhe fecharam as portas da titularida­de. No entanto, neste caso, e ao contrário do que acontece com Diogo Figueiras – que até viu o seu profission­alismo elogiado publicamen­te por Abel Ferreira –, a postura do brasileiro no dia a dia já mereceu críticas do treinador. A devolução ao Estugarda, clube que o emprestou ao Braga até ao final da época, é o desejo dos responsáve­is arsenalist­as, numa vontade que também serve os interesses do jogador, que ainda não somou qualquer minuto de competição esta temporada.

Nesse sentido, e acreditand­o que pode perder as duas alternativ­as aos titulares nas alas defensivas, a SAD já se encontra a estudar alternativ­as para a próxima reabertura de janeiro, tendo definido o perfil dos alvos a atacar: jovens, com margem de progressão e capazes de manter em alerta os habituais titulares através da sua qualidade.

 ??  ?? Com pouco tempo de jogo, Diogo Figueiras pode deixar o plantel em janeiro
Com pouco tempo de jogo, Diogo Figueiras pode deixar o plantel em janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal