O Jogo

Técnico dos recordes mas pela... negativa

Em Munique, Rui Vitória assinou o seu terceiro desaire na Champions por quatro ou mais golos. Em tentos sofridos, pior só há... 57 anos

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO VÍTOR RODRIGUES

O 5-1 frente ao Bayern só é superado, pela negativa, na história das águias pelo 7-0 frente ao Celta e pelos 5-0 do próprio Rui Vitória, em Basileia, resultado igual ao que Czeizler tivera em 1963/64 contra o Dortmund

A goleada (5-1) do Benfica em Munique foi mais um capítulo negro na história recente dos encarnados e que voltou a fazer com que os focos da contestaçã­o ao treinador das águias ficasse mais intenso. Rui Vitória, que se sagrou bicampeão nacional nas suas duas primeiras temporadas na Luz, tem vindo a afundar-se desde 2016/17 e os números dão objetivida­de à forma subjetiva com que muitos adeptos se têm pronunciad­o a favor da demissão do técnico. No que diz respeito, por exemplo, a golos sofridos,é notório o desempenho negativo dos encarnados: em 22 jogos oficiais, o Benfica concedeu 27 tentos (média de 1,2 por partida), valor superado pela última vez em 1961/62 quando, em igual número de encontros, a equipa encarnada tinha uma média de 1,4 golos encaixados. Isto há... 57 anos mas, há oito anos, em 2010/11, o Benfica de Jorge Jesus tinha iguais golos sofridos.

Mas este é apenas um de vários indicadore­s negativos, sendo um deles o que deriva d ire ta mente do desfechof rente aoBayern.A pó sesta derrota na Alemanha, Rui Vitóriaé o treinador das águias com maior número de desaires por quatro ou mais golos de diferença em provas da UEFA, três: antes já perdera por 5-0 com o Basileia e por 4-0 com o Dortmund. Em termos quantitati­vos pior, pior só mesmo o 7-0 de Jupp Heynckes (1999/2000) com o Celta e o 5-0 de Czeizler com o Dortmund (1963/64). Por 5-1 também Mário Wilson perdera frente ao Bayern, Quique Flores caíra com o Olympiacos e Béla Guttman contra o Manchester United. Ainda em golos, no caso sofridos, são sete as partidas seguidas a permitilos, igualando-se a sequência de Rui Vitória em 2017/18 e ficando a um de fazer o mesmo que Jesus fez em 2012/13.

O último desaire na Champions foi a 15.ª derrota do atual técnico benfiquist­a e tornouo no treinador com mais derrotas na principal prova da UEFA, superando as 14 de Jorge Jesus pelos encarnados. Em termos médios, Rui Vitória é também o que mais partidas perdeu (54 por cento), conseguind­o pior do que Jesus (41) e do que Eriksson (28).

Acrescente-se ainda, e olhando para a última década, que é de Rui Vitória também o maior registo de desaires, 23 por cento, aqui numa igualdade com o desempenho encarnado sob o comando de Quique Flores em 2008/09.

 ??  ?? Seferovic e Kimmich num duelo aéreo durante o Bayern-Benfica
Seferovic e Kimmich num duelo aéreo durante o Bayern-Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal