O Jogo

JOSÉ MORAIS RUMA À COREIA DO SUL

Técnico português vai assinar pelo bicampeão Jeonbuk, após acordo de desvincula­ção do Karpaty

- SÉRGIO ANDRÉ

Antigo adjunto de José Mourinho vai tentar imitar sucesso luso de Nelo Vingada, campeão sulcoreano em 2010. Karpaty tentou evitar saída, mas cedeu, admitindo ser uma “proposta irrecusáve­l”

O Jeonbuk Hyundai, bicampeão da Coreia do Sul, prepara-se para oficializa­r a contrataçã­o de José Morais para o comando técnico, sucedendo assim a Choi Kang-Hee, contratado pelo Tianjin Quanjian, antigo clube de Paulo Sousa. O técnico português, de 53 anos, tem pela frente o desafio de dar sequência à hegemonia do clube na K-League, campeão em 2019 com 21 pontos de avanço sobre o segundo. Um passo importante na carreira do treinador, só possível após acordo com o Karpaty para a desvincula­ção do contrato válido até ao fim da época.

O emblema ucraniano, onde atua Cristian Ponde, começou por resistir à saída do técnico, mas acabaria por ceder. “Tentei fazer tudo para que ficasse, mas Morais recebeu uma proposta irrecusáve­l e fez a sua escolha”, explicou o vice-presidente Oleg Smalychuk. Há vários dias que a Imprensa sulcoreana colocava José Morais na “shortlist” do Jeonbuk, incluindo nela outro ex-adjunto de Mourinho, Rui Faria, mas a escolha acabou por recair num dos técnicos “globetrott­ers” do futebol português: já treinou 14 clubes em três continente­s, conquistan­do troféus na Tunísia e na Arábia Saudita. Morais deixa o Karpaty em 10.º lugar, ao fim de três meses e meio, e depois de experiên- cias no Barnsley e no AEK Atenas.

O impacto muito positivo de Paulo Bento no comando da seleção sul-coreana e o histórico título alcançado por Nelo Vingada em 2010, pelo Seul FC, podem ter contribuíd­o para esta aposta do campeão num técnico luso. No seu historial, o Jeonbuk conquistou seis títulos, três taças e duas Champions asiáticas.

 ??  ?? José Morais tinha contrato com o Karpaty até ao fim da temporada
José Morais tinha contrato com o Karpaty até ao fim da temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal