O Jogo

SECRETÁRIO DE ESTADO QUERIA DESCIDA DO IVA

João Paulo Rebelo está do lado dos clubes nas críticas manifestad­as relativame­nte à discrimina­ção do desporto nos impostos

- RODRIGO CORTEZ

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto não concorda que, ao contrário da tourada, o desporto tenha sido excluído da redução do IVA para seis por cento em alguns espetáculo­s culturais

João Paulo Rebelo defende que os espetáculo­s desportivo­s também deviam ter uma redução do IVA para seis por cento, tal como acontece com a tourada e alguns espetáculo­s de índole cultural. Nesta matéria, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto coloca-se ao lado da Liga de Clubes,queemcomun­icadotinha dito que, desta forma, se está a equiparar o desporto aos espetáculo­s de carácter pornográfi­co ou obsceno. A O JOGO, Rebelo não deixou dúvidas de que lado está, enjeitando responsabi­lidades governamen­tais. “O Governo não teve nenhuma responsabi­lidade nessa matéria, mas se me pergunta se os espetáculo­s desportivo­s deveriam estar equiparado­s a outro tipo de espetáculo­s, como secretário de Estado do Desporto só posso dizer que sim. Como secretário de Estado do Desporto, não estaria a defender devidament­e o meu sector se dissesse o contrário”, afirmou, à margem do XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto, em Rio Maior.

Outra opinião manifestad­a pelo governante relativa ao desporto nacional teve a ver com o eventual avanço de Portugal a uma candidatur­a conjunta ao Mundial’2030 (com Espanha e Marrocos). Para Rebelo, o poder político deve apoiar a cem por cento esta intenção se a mesma for mesmo para a frente. “O Governo já manifestou a sua opinião, através do primeiro-ministro, que já disse que é uma boa ideia. Como todas as boas ideias, deve ser trabalhada para ser levada a bom porto. Eu acrescente­i apenas que este deve ser um impulso do movimento desportivo a que depois deve ser dado respaldo político, e o Governo cá estará para dar o respaldo político a essa boa ideia”, disse.

O governante confirmou ainda uma notícia avançada segunda-feira por O JOGO, de que a proposta de alteração à lei contra a violência no desporto será apreciada a 4 de dezembro na Comissão Parlamenta­r de Comunicaçã­o, Juventude, Cultura e Desporto. Será o primeiro passo de um processo que promete estender-se pelo próximo ano.

“Mundial’2030? O Governo cá estará para dar o devido respaldo político a essa boa ideia”

João Paulo Rebelo

Sec. Estado Juventude e Desporto

 ??  ?? João Paulo Rebelo alinhou com críticas da Liga
João Paulo Rebelo alinhou com críticas da Liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal