O Jogo

A EUROPA “PORTUGUESA” VISTA LÁ DE FORA

Como analisa a prestação das equipas portuguesa­s nas provas europeias nos últimos anos? Está o FC Porto à frente dos rivais nacionais?

-

“Benfica tem de se reinventar”

“É das poucas equipas que não pertencem ao chamados cinco maiores campeonato­s da Europa apuradas para os ‘oitavos’. Vi um FC Porto mais maduro do que esperava. Hoje em dia, as equipas ou têm muito talento ou velocidade, e o FC Porto tem velocidade e consegue compensar alguma falta de talento com isso. Talvez o Benfica precise de se reinventar, porque parecem ter chegado ao final de um ciclo. Deixaram uma imagem negativa, mas pontuaram, pelo menos; no ano passado, nem isso.”

“Portuguese­s são competitiv­os”

“O FC Porto mantém-se ao mais alto nível. Não é de menospreza­r a vantagem de ter garantido o primeiro lugar do grupo, sendo uma competição em que os detalhes pesam. Talvez possa ter sorte, por exemplo, se lhes calhar um Ajax, em vez de um Real Madrid. O Benfica não podia era ter perdido com o Ajax; vai à Liga Europa, que começa a ficar mais interessan­te. As equipas portuguesa­s deixam sempre boa impressão, lembro-me do Braga e do V. Guimarães contra o Marselha, na época passada. Continuam a ser equipas muito competitiv­as.”

“Admiro Sérgio Conceição”

“Quando o sorteio foi conhecido, achei logo que tinha sido à medida do FC Porto, mas, mesmo assim, estamos a falar do creme do futebol europeu. Admiro o trabalho do Sérgio Conceição, porque não teve dinheiro para se reforçar e tem mostrado ser aquilo que um verdadeiro treinador deve ser. Tenho a certeza de que haverá muita gente da Premier League atenta. Sobre as outras equipas portuguesa­s, sinceramen­te não acompanho tanto, mas sei que os resultados não têm a dimensão dos do FC Porto.”

“Sporting precisa de estabilida­de”

“O FC Porto continua a demonstrar hoje que é a equipa mais potente de Portugal, com um grande treinador e um plantel de qualidade e equilibrad­o, capaz de dar mais um passo e alcançar os quartos de final desta edição. O Benfica tem investido muito dinheiro, mas faltam-lhe jogadores de um nível superior para competir na Europa. Já o Sporting precisa de estabilida­de emocional: tem grandes adeptos, mas precisa de uma boa gestão para voltar a competir entre os grandes da Europa.”

“Dimensão superior na Europa”

“O FC Porto, desde 2010, para não ir mais atrás, chegou quatro vezes aos oitavos de final, uma aos ‘quartos’ e foi eliminado três vezes na fase de grupos. E ainda venceu a Liga Europa em 2011 contra o Braga. Isso marca uma dimensão superior na Europa. Basta comparar com o Benfica, que foi eliminado seis vezes, contra três do FC Porto, na fase de grupos. Juntando o Sporting, aumenta ainda mais a importânci­a da equipa portista como bandeira portuguesa. Na América Latina, para onde trabalho, o interesse que o FC Porto gera é muito superior.”

“Tem um dos melhores ataques”

“Aqui em Itália diz-se que o FC Porto foi afortunado quando saiu o sorteio. Ganhou o seu grupo com um dos melhores ataques; só o City, o Barcelona e o PSG marcaram mais. Tem quatro vitórias contundent­es, com um Marega sempre a faturar e sem o habitual titular, Aboubakar. Agora com o primeiro lugar, pode apanhar um rival ao seu alcance e chegar aos ‘quartos’, como em 2015. E depois, quem sabe. As outras equipas portuguesa­s não têm sido capazes de acompanhar este rendimento.”

 ??  ?? Daniel Martínez ESPN (América Latina)
Daniel Martínez ESPN (América Latina)
 ??  ?? Iacopo Iandiorio Gazzetta dello Sport (Itália)
Iacopo Iandiorio Gazzetta dello Sport (Itália)
 ??  ?? David Hytner The Guardian (Inglaterra)
David Hytner The Guardian (Inglaterra)
 ??  ?? Juan Pinto Diario de Sevilla (Espanha)
Juan Pinto Diario de Sevilla (Espanha)
 ??  ?? Fabrice Lamperti La Provence (França)
Fabrice Lamperti La Provence (França)
 ??  ?? Patrice Sintzen Foot News (Bélgica)
Patrice Sintzen Foot News (Bélgica)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal