O Jogo

Oliveira sorri após um primeiro ciclo

A série inaugural de testes de MotoGP, tendo em vista a nova época, já permitiu ao português da KTM fazer 855 km

- MANUEL PEREZ

Chegou ontem ao fim, no circuito de Jerez, a quarta e derradeira jornada de testes. Miguel Oliveira obteve o seu melhor registo, na última das 122 voltas, sendo elogiado pelo patrão da KTM Tech3

Miguel Oliveira vai, finalmente, cumprir um merecido período de férias, depois de se despedir da categoria de Moto2 como, recorde-se, vicecampeã­o mundial, e ter realizado quatro testes em MotoGP. Nos três primeiros dias de fevereiro, voltará a testar a KTM RC 16 DR.

No passado dia 18, o almadense encerrou a passagem pela classe intermédia vencendo o GP de Valência, palco onde a seguir cumpriu os dois primeiros dias de testes. Depois de uma semana de intervalo, completou ontem a segunda e última sessão das duas jornadas de ensaios efetuadas no circuito de Jerez-Angel Nieto. Nesta pista, deu 61 voltas em cada um dos dias, enquanto no circuito valenciano Ricardo Tormo, totalizou 79 (33-46). Tendo em conta a extensão de ambos os circuitos, pilotou durante 855 quilómetro­s, número curiosamen­te muito próximo da distância (874 km) que separa Almada (concelho onde nasceu) e Valência (cidade onde fechou a época a vencer!).

E foi na 122.ª e última volta em Jerez que obteve o melhor registo: 1m40.577s. Ou seja, em relação ao dia anterior conseguiu baixar 1.053s! “Neste último dia de testes do ano dei um grande passo, tendo em conta o tempo obtido na quarta-feira”, sintetizou Oliveira, avançando para um termo de comparação: “Neste momento regulo-me um pouco pela distância nos tempos para os outros pilotos da KTM e estou a menos de um segundo do [Johann] Zarco e fiz o mesmo tempo que o meu companheir­o de equipa [Hafizh Syahrin], que já tem um ano de experiênci­a.” O piloto português, que faz 24 anos no dia 4 de janeiro, antes da estreia oficial na F1 das motos, aproveitou, desde já, para desejar a todos um... “Bom Natal”.

“A distância para o primeiro classifica­do já se reduziu bastante” Miguel Oliveira

KTM “Estou realmente satisfeito por ver o Miguel com um pequeno sorriso no final deste último dia de testes e empenhado em ajudá-lo a descobrir o MotoGP” Hervé Ponchard Team Manager da KTM Tech3

 ??  ?? Miguel Oliveira fechou a época cumprindo um total de 201 voltas em testes com a KTM da Tech3
Miguel Oliveira fechou a época cumprindo um total de 201 voltas em testes com a KTM da Tech3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal