O Jogo

Pinto da Costa fuzila o Governo

Presidente lamentou o facto de os membros do executivo não terem dado os parabéns pela conquista do título nacional e lembrou os 42 milhões de euros pagos em impostos

- ANTÓNIO M. SOARES

Recebido em euforia nas Caldas, o líder dos dragões não quis comentar o momento conturbado do rival da Luz, por estar mais preocupado em “trabalhar para que o amanhã [do FC Porto] seja melhor”

Pinto da Costa aproveitou o 15.º aniversári­o da casa do FC Porto para criticar a classe política que governa o país, lamentando o facto de esta ter ignorado os dragões quando estes conquistar­am o título de campeõesna­cionais.“OsGovernos, e em especial este, ignoram quase todos os clubes menos um, que é o Benfica”, considerou, enquanto enaltecia o poder local. “Sermos recebidos na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, como em tantos outros municípios, quando visitamos as casas do FC Porto por este país fora, faz-nos minorar o facto de sermos ignorados pelos governante­s portuguese­s. O FC Porto pagou no ano passado de impostos, diretos e indiretos – através dos impostos que pagamos dos jogadores –, 42 milhões de euros. Se o Governo não tem respeito pelo que o FC Porto fez, não tendo sequer endereçado os parabéns através de qualquer membro nos seus 125 anos, podia ao menos o ministro das Finanças ter-nos felicitado por sermos um bom cliente”, ironizou.

Com a recente vitória do FC Porto na Liga dos Campeões, o clube reforçou o bom momento que vai atravessan­do, mas Pinto da Costa não quis entrar em futurologi­a quando confrontad­ocomaspers­petivasde um FC Porto “vintage” esta época. “O futuro a Deus pertence, trabalhamo­s no dia a dia para que amanhã seja melhor do que hoje”, frisou, aproveitan­dodepoisum­aperguntas­obre os mais de 60 milhões de euros encaixados nas competiçõe­s europeias para nova crítica política. “Vão servir para sustentar, pelo menos, muitos dos governante­s”, atirou.

Antes de um jantar que juntou mais de 400 dragões, Pinto da Costa ainda foi confrontad­o com o atual momento do Benfica, mas recusou comentar. “Nunca me vou pronunciar sobreumadv­ersárioque­possaestar a passar um momento menos positivo”, justificou. Depois enalteceu o entusiasmo dos adeptos. “Quando marquei esta data, chamaram-me à atenção porque ia coincidir com o quinto jogo da Liga dos Campeões,lembrando-meque podia ser um momento de menor entusiasmo e felicidade. Mas contrapus com dois reparos: primeiro, havíamos de estar felizes hoje [ontem] e, segundo, que se não estivéssem­os felizes, tenho a certeza de que nenhum de vós deixaria de estar aqui presente”, confidenci­ou, deixando a sala ao rubro.

“O ministro das

Finanças devia ter-nos felicitado por sermos um

bom cliente”

Pinto da Costa

Presidente do FC Porto

 ??  ??
 ??  ?? Tinta Ferreira, João Sousa, Pinto da Costa e Ernesto Teixeira na casa do FC Porto
Tinta Ferreira, João Sousa, Pinto da Costa e Ernesto Teixeira na casa do FC Porto
 ??  ?? Pinto da Costa descerrou uma placa comemorati­va
Pinto da Costa descerrou uma placa comemorati­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal