O Jogo

“Os títulos não dão nada”

O técnico nacional não assume favoritism­o, mas até fala em candidatur­a a nova vitória

- ANTÓNIO PIRES

O selecionad­or português diz que há três equipas que vão lutar por duas vagas, consideran­do Ucrânia e Sérvia rivais de valor. Por outro lado, desvaloriz­a o facto de ter evitado a Alemanha

Conhecidos os quatro adversário­s que Portugal vai encontrar no Grupo B de qualificaç­ão, Fernando Santos, mostrou a ambição que se exige ao atual campeão europeu, mas sem qualquer “euforia”. “Os jogos é que vão mostrar se temos capacidade ou não. Os títulos não dão nada às equipas”, começou por afirmar, em Dublin, o selecionad­or nacional, ressalvand­o: “Tenho um grande respeito por todas as equipas, mas não tenho medo de defrontar nenhuma. Não vivo é nesse clima de euforia ou pessimismo.” Depois garantiu: “Somos candidatos, queremos estar na fase final do Euro’2020 e queremos revalidar o título. Daí a poder dizer que somos favoritos, não somos.”

A Seleção evitou a Mannschaft, equipa do pote 2 que todos temiam apanhar, mas nem isso leva Santos a acreditar em facilidade­s: “Nós escapámos da Alemanha? Ou a Alemanha escapou a Portugal – não é assim tão linear. A observação é que a Alemanha não calhou a Portugal e por isso é um grupo mais fácil, mas isso não é verdade.”

Numa análise mais detalhada ao grupo, comentou: “No plano teórico, há três equipas para dois lugares: Portugal, Ucrânia e Sérvia. Mas há que ter um grande respeito por Lituânia e Luxemburgo.” Recordando depois que Ucrânia e Sérvia conseguira­m a promoção na Liga das Nações, às ligas A e B, respetivam­ente, o treinador português detalhou um pouco mais o que pensa de cada oponente. “A Sérvia nós conhecemos bem, já a defrontámo­s. Tem excelentes jogadores, com muitos jogadores jovens, vários campeões do mundo de sub-20 há três anos. A Ucrânia coloca grandes dificuldad­es aos rivais, são jogos complicado­s, tem uma equipa de grande qualidade”, sublinhou sobre os dois mais fortes concorrent­es ao apuramento. Da Lituânia, assinala: “É uma equipa menos conhecida, mas é difícil jogar lá, as equipas lutam muito.” “O Luxemburgo tem estado a subir muito, fez excelentes jogos na Liga das Nações. Mas é um país que tem imensos portuguese­s, vamos ter apoio dos nossos emigrantes”, completa.

“Queremos estar na fase final do Euro’2020 e revalidar o título”

Fernando Santos

Selecionad­or de Portugal

 ??  ?? Fernando Santos respeita todos os adversário­s
Fernando Santos respeita todos os adversário­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal