O Jogo

Jogar só 30 minutos não é suficiente para vencer

Final catastrófi­co da Seleção ofereceu o triunfo e a vitória no grupo à Bélgica, num jogo em que Portugal chegou a ter duas vantagens de 15 pontos bem perto do intervalo

- AUGUSTO FERRO

Portugal perdeu a possibilid­ade de vencer o Grupo C de apuramento para a fase de pré-qualificaç­ão para o EuroBasket’2021 ao ser derrotado em Albufeira, de forma inacreditá­vel, pela Bélgica, por 60-70. Com este resultado, os forasteiro­s já garantiram a passagem à fase seguinte. O resultado foi definido por um quarto período em que a Seleção Nacional desaparece­u praticamen­te de campo, o que fica espelhado no facto de só ter conseguido quatro pontos e ter estado sem marcar nos primeiros sete minutos. Muito mau.

Houve duas posturas completame­nte diferentes da equipa portuguesa durante o jogo. Até ao intervalo, o selecionad­o luso dominou por completo, com Cláudio Fonseca em excelente plano na luta das tabelas, conseguind­o anular Khalid Boukichou. De tal forma que, em duas ocasiões, já no segundo período, os pupilos de Mário Gomes conseguira­m ter 15 pontos de vantagem (35-20 e 40-25).

Após o intervalo surgiram as primeiras indicações de que o jogo se encontrava muito longe de estar resolvido. A Bélgica começou a ganhar ressaltos ofensivos, o que lhe deu bastantes segundas bolas e, con- sequenteme­nte, lhe permitiu recuperar. Nesse terceiro período, foram seis os pontos que se esfumaram.

O quarto tempo foi um verdadeiro filme de terror para Portugal. Durante mais de sete minutos, o desacerto dos jogadores nacionais foi de tal ordem que não conseguira­m marcar... um ponto.

Nessas circunstân­cias, a Bélgica, a defender como nunca, ganhou uma motivação extra e a 8 minutos e 44 segundos do final da partida colocou-se pela primeira vez a vencer.

Portugal morreu aí a nível motivacion­al, somou erros infantis, perdas de bola consecutiv­as e os belgas consolidar­am uma vitória justa, pois confirmara­m ser, efetivamen­te, melhores do que a equipa de Mário Gomes.

A campanha da Seleção Nacional neste Europeu não terminou ontem em Albufeira. A seleção tem ainda um jogo, que será só para cumprir calendário, em fevereiro, na Islândia, mas ainda não se despediu definitiva­mente da fase final do Euro’2021, uma vez que em agosto se irá disputar uma nova qualificaç­ão, para os países que agora não seguirem em frente. Haverá quatro vagas em disputa nos jogos de “última oportunida­de”.

“Os jogadores bateram-se até à exaustão. Precisamos de fazer mais jogos destes”

Mário Gomes

Selecionad­or de Portugal “Foi o ressalto defensivo que nos matou e depois quebrámos animicamen­te”

 ??  ?? Fábio Lima atira, apesar da marcação de Ismael Bako
Fábio Lima atira, apesar da marcação de Ismael Bako

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal