O Jogo

Sem sofrer golos há já 430 minutos

Registo de inviolabil­idade supera o que tinha sido conseguido em 2014/15 e só o FC Porto tem esta época uma marca semelhante

- MELO ROSA

Os dragões têm quatro jogos seguidos para o campeonato com a baliza inviolável, mas pelo meio sofreram golos na Champions e na Taça da Liga. Proeza única, portanto, a do Vitória

O bom momento que o V. Guimarães atravessa deve-se, em grande parte, à capacidade defensiva que tem revelado nos últimos jogos. A equipa de Luís Castro já vai no quarto compromiss­o consecutiv­o sem sofrer qualquer golo. Contando com o encontro da Taça de Portugal, na Ribeira Brava, diante do União da Madeira, o Vitóriasom­a430minuto­scom a baliza inviolável, dado que a última vez que sofreu um golo foi aos 18’ da receção ao Braga, para a oitava jornada do campeonato.

Depois deste jogo, o V. Guimarães empatou com o Boavista no Estádio do Bessa (0-0), derrotou o Santa Clara no D. AfonsoHenr­iques(2-0),foiganhar ao terreno do União da Madeira (também por 2-0) para a quarta eliminatór­ia da Taça de Portugal e, no último domingo, venceu em Chaves por 1-0, para a 11.ª jornada desta edição da I Liga.

Comparando com épocas anteriores, a última vez em que se encontra um registo semelhante foi em 2014/15 quando o Vitória esteve 405 minutos sem ser batido. Na altura, depois de sofrer um golo no Funchal (aos 45’ do jogo com o Marítimo, que venceria por 2-1), ficou com a baliza em branco diante do Boavista (3-0), em Moura para a Taça de Portugal (2-0), no Estádio do Bonfim, contra o V. Setúbal (1-0), e na receção ao Sporting, que derrotou por um expressivo 3-0. No total, foram 405 minutos sem ser batido, um registo ligeiramen­te inferior ao que está agora a ser conseguido pela equipa orientada por Luís Castro.

A proeza do V. Guimarães ganha ainda maior relevo por ser igualada apenas por uma das outras 17 equipas que competem na presente edição da I Liga. Entre todos os participan­tes só o FC Porto conseguiu uma marca igual, ao não sofrer golos nos últimos quatro jogos a contar para o campeonato, mas com golos sofridos pelo meio em dois encontros da Liga dos Campeões e um da Taça da Liga. De resto, nem há qualquer equipa com três jogos seguidos sem sofrer golos, sendo que apenas o Benfica, o Braga e o Moreirense conseguira­m estar dois jogos consecutiv­os com a baliza inviolável. O Sporting, por exemplo, ainda não esteve mais do que um jogo sem ver a sua baliza ser batida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal