O Jogo

FC Porto só resolveu a 15 minutos do fim

Dragões venceram no ISMAI, onde o Sporting sofrera a única derrota, mas tiveram de se empenhar para levar os três pontos

- AUGUSTO FERRO

O FC Porto terminou a primeira volta da primeira fasedoCamp­eonatoNaci­onal de andebol no primeiro posto, a par do Sporting, depois de ter triunfado em casa do ISMAI, por 27-34. Os maiatos são apenas nonos, mas este era o pavilhão onde os leões sofreram a única derrota desta campanha. E a verdade é que os portistas levaram os três pontos, mas também não tiveram tarefa fácil. No primeiro tempo, o jogo esteve sempre equilibrad­o e o ISMAI só não foi para o descanso a ganhar porque Hugo Santos falhou um livre de sete metros no último segundo da primeira parte.

O equilíbrio manteve-se depois do intervalo e o FC Porto esteve sempre condiciona­do até aos 43 minutos, pois vencia por um único golo de diferença (23-24). A sua poderosa defesa não conseguiu anular o poder criativo da primeira linha do adversário, com Délcio Pina e Afonso Lima a somarem golos sobre golos, para desespero de Thomas Bauer – a quem Magnus Andersson entregou a baliza durante todo o encontro – que desta vez não pôde contar com a eficiência habitual do poderoso “muro” que dá ao FC Porto ter a defesa (em média) menos batida do campeonato.

O encontro só se desequilib­rou nos últimos 15 minutos e acabou por terminar com um resultado que não traduz, de forma alguma, o equilíbrio que se fez sentir. Para isso muito contribuír­am a entrada em ação de dois dos meia distância portistas – Angel Hernanez e André Gomes – e, também, em grande parte, a menor capacidade física da equipa da casa.

Uma referência para o facto de Diogo Branquinho, António Areia e Alfredo Quintana não terem jogado e Daymaro Salina nem sequer ter integrado o lote de 16 jogadores que Magnus Andersson teve à sua disposição.

 ??  ?? André Gomes escapa à oposição de João Carvalho e atira à baliza do ISMAI
André Gomes escapa à oposição de João Carvalho e atira à baliza do ISMAI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal