O Jogo

Vítor Murta sucede a João Loureiro

Atual presidente coloca ponto final em 16 anos à frente do clube

- CRISTINA AGUIAR

Vítor Murta lidera a única lista candidata às eleições do Boavista para o triénio 2019-2021, cuja data será definida brevemente pelos Órgãos Sociais. O atual presidente adjunto avançou com a candidatur­a ontem, no prazo-limite para o efeito, e tornou-a pública pouco tempo depois de João Loureiro comunicar, nas redes sociais, a intenção de não se recandidat­ar, colocando, assim, um ponto final de 16 anos à frente dos desígnios do clube. Este espaço temporal, porém, não foi cumprido de forma sequencial, uma vez que João Loureiro suspendera o mandato em 2007, na sequência do processo Apito Final, que precipitar­a o Boavista para o segundo escalão nacional, na altura a Liga de Honra.

João Loureiro reassumiu a gestão do clube e da SAD ao ser eleito com 567 votos favoráveis, no dia 28 de dezembro de 2012, numa altura em que a equipa disputava o Campeonato Nacional de Seniores, a uma distância de duas épocas de o Boavista ser reintegrad­o na I Liga. O ainda presidente recorda esse trajeto num longo comunicado dirigido aos sócios a explicar os motivos porque cessa mais um capítulo na liderança do clube do Bessa. “Anuncio por óbvias razões de estabilida­de”, lê-se a terminar o primeiro parágrafo da nota pública, na qual elenca todo o processo de recuperaçã­o da instituiçã­o a nível fi- nanceiro e desportivo.

“Foram seis anos destress intenso e sem pausas, com enormes riscos e responsabi­lidades pessoais ”, desabafou João Loureiro, manifestan­do-se tranquilo em relaçãoàde­ci são tomada.“É este, no final do mandato, o momento para deixar de ter funções executivas e abrir espaço para que uma nova geração as assuma.” O futuro pertencerá agora ao elenco diretivo liderado por Vítor Murta, no fundo, o seu braçodirei­to e seu substituto na presidênci­a da SAD, em 2016, quando “por razões pessoais” decidiu retirar-se.

Os novos Órgãos Sociais para o triénio 2019-2021, que serão liderados por Vítor Murta, apresentam Manuel Tavares Rijo para a Mesa da Assembleia Geral, um nome muito ligado à história do Boavista, ainda da regência de Valentim Loureiro.

“Penso que é este, no final do mandato, o momento para deixar de ter funções executivas e abrir espaço para que uma nova geração as assuma”

“Estão criados os alicerces fundamenta­is para que, desde que continue a haver o necessário rigor, o Boavista possa ficar sustentado” João Loureiro Presidente do Boavista

 ??  ?? Em 2016, Vítor Murta substituiu temporaria­mente João Loureiro na presidênci­a
Em 2016, Vítor Murta substituiu temporaria­mente João Loureiro na presidênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal