O Jogo

Jonas fresco para pintar

Rui Vitória, ao podcast “Conversas à Benfica”, assumiu que, pela menor capacidade física atual, o avançado está a ser poupado nas tarefas defensivas para surgir mais letal na área

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Na visão do técnico das águias, o Pistolas é o artista que “só tem de assinar o quadro”, ou seja, faturar. Sobre a falta de golos em bolas paradas, frisou que a sua equipa é a que mais marca de bola corrida

N uma entrevista que Rui Vitória deu ao podcast “Conversas à Benfica”, o treinador dos encarnados explicou porque teve de ir adaptando a equipa à menor capacidade física de um jogador essencial: Jonas.

“No ano passado entendemos que, para o 4-4-2, Jonas não fazia determinad­os movimentos que nós queríamos, nomeadamen­te a defender. Eleéo melhor jogador dos últimos tempos dentro da área a finalizar, portanto teríamos de o pôr dentro da área e arranjar maneira de não o desgastar tanto em processos defensivos. Queremos tê-lo disponível dentro da área, focado na finalizaçã­o, e isso foi montado nesse sentido. Queremos que haja sempre jogadores na área e o nosso avançado só tem de assinar o quadro. Jonas é o jogador que dá a última pincelada, a equipa trabalha e ele finaliza”, afirmou Rui Vitória.

Mais à frente, o técnico explicou ainda as opções para as alas e a menor utilização, por exemplo, de Zivkovic. “Temos cinco alas com caracterís­ticas muito diferentes. Há quem goste mais de Cervi ou de Rafa, João Félix é um talento fora de série, Zivkovic tem um pé esquerdo muito bom, Salvio tem muita experiênci­a... Há caracterís­ticas para todos os gostos e os cinco com qualidade. Cervi combina muito bem com Grimaldo, Salvio está muito mecanizado com André Almeida. Há muitos jogos e todos vão ser úteis até final da época”, prometeu Rui Vitória.

Abordando o facto de o Benfica não ter golos em bolas paradas, Vitória mostrou-se despreocup­ado: “Se não fazemos golos de bola parada, então somos a equipa que mais golos faz de bola corrida. Isto não é bom? É bom e os golos de bola parada hão de aparecer. Prefiro ter agora mais golos de bola corrida a muitos de bola parada.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal