O Jogo

GOLFE COM PONTAPÉS NUMA BOLA DE FUTEBOL

Esta modalidade, que mistura o golfe e o futebol, já conta com 200 praticante­s. A Seleção Nacional parte hoje para Marrocos, onde vai disputar o campeonato do mundo

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Esta é a primeira presença de Portugal num Mundial. Nas edições anteriores, em 2012 e 2016, a ANFGP ainda não era reconhecid­a pela Federação Internacio­nal de Footgolf e por isso não podia participar

Ricardo Esteves, Rúben Vitorino, Mário Moreira e Armando Caldeira aproveitar­am uma tarde de sol para ir até ao campo de golfe da Penha Longa, em Sintra, e colocar umas bolas no buraco. Contudo, apesar de equipados a rigor, não usam tacos, nem sacos para transporta­r as bolas, que são muito maiores do que as usadas no golfe, ou não fossem estas de futebol. Caminham para um dos campos, pousam o esférico na relva e, concentrad­os e com uma pose semelhante à de um futebolist­a quando marca um livre ou penálti, preparam-se para pontapear e, com o mínimo de remates possível, ultrapassa­r os desníveis do piso e tentar enfiar a bola num buraco de 53 centímetro­s.

“Devido ao clima, Portugal tem ótimas condições para a prática do footgolf”

“Temos jogadores de qualidade para conseguir um bom resultado no Mundial”

Ricardo Esteves Presidente da ANFGP

Este quarteto mostra a O JOGO como se joga footgolf, “uma modalidade que é um misto de futebol e golfe”, como explica Ricardo Esteves, presidente da Associação Nacional de Footgolf Portugal (ANFGP). “As regras são semelhante­s às do golfe, porque ganha quem colocar a bola no buraco com menos remates, mas adaptadas ao futebol”, acrescenta.

Além de líder do organismo que tutela a modalidade em Portugal, o antigo lateral-direito, que chegou a vestir a camisola do Benfica, é um dos dez selecionad­os para representa­r a Seleção Nacional, que parte hoje para Marraquexe (Marrocos), local escolhido para receber, entre 10 e 16 de dezembro, o terceiro campeonato do mundo. “O objetivo é ficar entre os 12 primeiros. Se o conseguirm­os, garantimos a presença no campeonato da Europa. Temos qualidade e jogadores que, em termos individuai­s, têm capacidade para estar entre os 20 melhores a nível mundial”, refere.

A equipa das Quinas é constituíd­a por sete atletas masculinos que vão competir na categoria geral, dois veteranos que vão disputar o troféu sénior e uma jogadora feminina. Os elementos foram selecionad­os com base no ranking determinad­o pelas oito provas do circuito nacional. Com quase 200 praticante­s, já foram criadas nove equipas em Portugal. O Lisboa Footgolf Club foi o campeão nacional de equipas em 2018, enquanto Fábio Azenha venceu o troféu individual.

 ??  ?? Seleção Nacional de Footgolf vai marcar presença pela primeira vez num mundial da modalidade
Seleção Nacional de Footgolf vai marcar presença pela primeira vez num mundial da modalidade
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal