O Jogo

SPORTING GANHA OURO HISTÓRICO

Leões sagram-se campeões europeus de clubes, conquistan­do uma medalha há muito perseguida e com Pedro Soares ao leme

- PAULA CAPELA MARTINS PAULO NUNES TEIXEIRA

Kherlen Ganbold, David Reis, João Fernando, Odbayar Ganbaatar, Anri Egutidze, Miguel Alves, Nikoloz Sherazadis­hvili e Jorge Fonseca fizeram história em Bucareste, capital da Roménia

Pela primeira vez, o Sporting subiu ao lugar mais alto do pódio na Liga dos Campeões, prova em que os leões já tinham chegado à medalha de bronze nas três anteriores edições. Agora, em Bucareste, na Roménia, a equipa leonina, composta por Kherlen Ganbold, David Reis, João Fernando, Odbayar Ganbaatar, Anri Egutidze, Miguel Alves, Nikoloz Sherazadis­hvili e Jorge Fonseca, venceu, na final, os russos do Yawara-Neva, por 3-2, arrebatand­o um título histórico.

Orientadop­eloex-judocaPedr­o Soares, os leões garantiram o título no combate de -90 kg, em que Nikoloz Sherazadis­hvili, campeão do mundo, venceu Stanislav Retinskii por waza-ari. Elemento valioso, mal foi concluído o combate do espanhol, houve de imediato sorrisos e abraços entre as hostes nacionais, pois o combate seguinte, onde esteve Jorge Fonseca – dançou no tatami na festa do título –, já não poderia tirar o ouro ao Sporting.

Além das novidades deste ano, os mongóis Kherlen GanboldeOd­bayarGanba­atar, David Reis, de 21 anos, assumiu um papel decisivo na final, ao vencer um dos rivais mais fortes. “Infelizmen­te, tem tido muitas lesões, mas esteve fenomenal na final. Foi a grande chave deste sucesso”, afirmou Pedro Soares a O JOGO.

Odbayar Ganbaatar (-73 kg) prosseguiu a senda vitoriosa, mas ao terceiro combate os russos reduziram a desvantage­m, com Denis Kalinin a vencer Anri Egutidze (-81 kg). A seguir, Sherazadis­hvili fez o 3-1, que deu azo à festa. “Foi um dia histórico para o judo português e para o Sporting, fruto de um trabalho que iniciámos em 2007 quando refundámos a secção de judo”, comentou Pedro Soares, de 44 anos, vencedor da prova como atleta e um dos melhores portuguese­s de sempre, olímpico em 1996 e 2000, e que tinha desde 2012, ano da estreia europeia, com um quinto lugar, o sonho de ser campeão europeu pelo Sporting, que transformo­u no melhor clube português. “A sensação é de uma alegria mais abrangente porque estão aqui muitos anos de trabalho”, disse.

“A sensação é de alegria; estão aqui muitos anos de trabalho”

Pedro Soares Treinador do Sporting

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal