O Jogo

“A jogar assim vamos ser campeões”

SÉRGIO CONCEIÇÃO CONFIA QUE A EQUIPA SERÁ CAPAZ DE COLMATAR A FALTA DE MAREGA E ESTÁ OTIMISTA

- CARLOS GOUVEIA SÉRGIO CONCEIÇÃO

Ivo Vieira: “Acredito que podemos defender a nossa posição”

A ausência do maliano será colmatada com o coletivo... É possível a mudança para o 4x3x3, mas há algo de que o treinador não abdica: explorar a profundida­de. Como o vai fazer é que não desvenda...

Sérgio Conceição admitiu que Marega é um jogador muito importante, o mais forte que alguma vez treinou ao nível das transições, e, por isso, a sua ausência vai obrigar o FC Porto a adaptar-se a uma nova realidade. Mas não a alterar a sua identidade. Os jogadores e até o desenho poderão mudar esta noite, desde que os princípios de jogo se mantenham. Da mesma forma que acredita que o Moreirense, que considerou a revelação do campeonato, vai ser fiel ao seu estilo.

Que espera deste jogo?

—Um jogo difícil contra, talvez, a equipa-revelação deste campeonato, que é bem orientada e tem jogadores muito interessan­tes, até com capacidade para jogar – com todo o respeito – noutros patamares. Coletivame­nte tem uma dinâmica interessan­te, com e sem bola. É um adversário com caracterís­ticas diferentes do último, num campo também diferente. Temos de preparar a melhor estratégia para ir lá ganhar.

Não tem Marega. O que preparou? Fernando Andrade terá de fazer de Marega, ou será outra a solução?

—Sem o Marega, pode mudar um bocadinho, entrando outro jogador, seja num sistema de 4x3x3 ou 4x4x2, com as suas nuances. Vamos ver, não vou dizer o que preparámos. Há a possibilid­ade de meter mais um homem no sector intermediá­rio ou de continuar com dois na frente. Temos soluções e apresentar­emos o

“A dinâmica da equipa é que tem de colmatar a ausência de um jogador tão importante como o Marega”

Sérgio Conceição

Treinador do FC Porto

onze mais forte para ganhar.

Mas trata-se de um jogador muito difícil de substituir...

—Obviamente que sim, porque é um grandíssim­o jogador. Fez ano e meio aqui comigo de grande nível. Recordo que perdemos o Aboubakar no início da época e não se tem falado muito nisso, porque as coisas têm corrido bem, temos feito muitos golos. Houve um momento em que perdemos também o Soares, que nem foi inscrito na primeira fase da Liga dos Campeões. Estivemos muito tempo a jogar só com um avançado e o Marega não é o tal avançado de referência no ataque, e não foi por isso que não conseguimo­s fazer um trajeto muito acima da media. A dinâmica da equipa é que tem de colmatar a ausência de um jogador tão importante como o Marega. Mas não é só na manobra ofensiva, a defensiva também. Julgo que é talvez o jogador mais forte que já treinei nas transições. Temos de encontrar soluções dentro da equipa e isso passará sempre pelo coletivo.

O FC Porto pode, inclusive, mudar o estilo?

—A equipa tem uma dinâmica em que quero que explore muito bem a largura, a profundida­de, e que tenha capacidade no jogo interior. Os jogadores podem ser diferentes, mas os princípios estão lá. Não tendo o Ma rega, um jogador que constantem­enteexplor­a os ataques à profundida­de, terá de ser feito de outra forma. Essa profundida­de pode ser dada pelo avançado, mas também pelos laterais, por exemplo; lembrome de lances em que isso aconteceu com o Alex Telles, que ficou quase cara a cara com o Douglas. Há jogadores de sectores diferentes que podem aparecer nessas zonas. Vamos continuar a explorar a profundida­de, mas com jogadores diferentes.

Há uma semana tinha cinco pontos de avanço, agora tem três, a pressão é a mesma?

—Com mais azia, mas a pressão é igual. Temos de olhar para isto de forma tranquila, tendo a consciênci­a de que perdemos dois pontos importante­s, mas que, a jogar desta forma, vamos ganhar os jogos necessário­s para sermos campeões no final da época. Estamos convictos disso. Há jogos em que criámos muito menos e ganhámos 1-0, como sucedeu no Bessa.

“Temos informação de tudo hoje em dia: quem pisa o primeiro poste, a zona do penálti... quem mete a mão na meia para fazer sinal, quem coça a cabeça” “O Moreirense está em quinto lugar e de certeza que não é porque perde tempo de jogo” “Marega é talvez o jogador mais forte nas transições que já treinei” “É um jogo de alto risco, porque o FC Porto não tem saído muito feliz de Moreira de Cónegos nos últimos anos” “A nossa Liga dos Campeões é amanhã [hoje]”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal