O Jogo

“A cidade merece o título”

Raúl Silva garante que a equipa está preparada para a fase difícil

- PEDRO MARQUES COSTA

Raúl Silva reconhece que se vai entrar numa “fase difícil” do campeonato, mas acredita que a equipa está preparada para continuar a ultrapassa­r as expectativ­as, sobretudo as dos bracarense­s...

Os alunos da Escola EB1 de Gualtar pediram uma vitória inédita no campeonato a Raúl Silva, Bruno Viana e Palhinha, que estiveram ontem à conversa com cerca de 200 crianças no referido estabeleci­mento de ensino. A euforia pela presença dos “craques” teve um momento divertido, quando dois alunos se decidiram a ler várias quadras em que se pedia a “conquista do título” por entre recordaçõe­s do trabalho do VAR que “retirou ao Braga a possibilid­ade de ganhar a Taça da Liga”, numa alusão à recente meia-final com o Sporting. Os jogadores sorriram com a criativida­de dos alunos e, já perante os jornalista­s, Raúl Silva foi convidado a abordar o questão do tão “desejado” título. “Sinto na cidade que as pessoas querem muito festejar a vitória no campeonato. Aliás, querem e merecem. Nós só podemos prometer trabalho, dedicação, força de vontade e raça para orgulharmo­s ainda mais esta cidade. Depois, se conseguirm­os o título, será uma consequênc­ia de tudo isso. Para já, o nosso objetivo é só um: proporcion­ar alegria aos adeptos a cada jogo”, explicou.

No início da época, Abel Ferreira definiu o quarto lugar no campeonato como o objetivo mínimo, mas, tendo em conta o atual contexto, Raúl Silva diz que a equipa tem “procurado sempre mais”, através de um “processo de evolução” que poderá permitir atingir “um lugar mais acima”. “A nossa pre-ocupa ção é melhorar o nosso jogo para que o futuro seja risonho”, acrescento­u, antes de comentar a recente derrota do Sporting no dérbi com o Benfica, que deixou a equipa leonina a sete pontos do Braga. “Só nos preocupamo­s connosco e em evoluir. Sabemos que vamos entrar numa fase difícil da competição, as equipas vão lutar pelos seus objetivos e vamos procurar fazer o melhor. Estamos focados no nosso objetivo, o resto não nos interessa muito.”

A verdade, porém, é que na última jornada o Braga também ganhou pontos ao FC Porto, tendo encurtado para quatro a distância que o separa da liderança da I Liga. “A questão é que só temos um objetivo: vencer o Chaves. Há quatro equipas na luta pelos primeiros lugares e, como diz o nosso treinador, o foco tem de estar apenas no treino. Temos de trabalhar sempre melhor para que o próximo jogo nos traga coisas boas.”

Curiosamen­te, depois de ter defrontado o Aves, que vinha de duas vitórias consecutiv­as, o Braga volta a encontrar um adversário moralizado pelos mais recentes resultados, uma vez que o Chaves também vem de dois triunfos importante­s.“Sabemos que eles têm feito bons jogos. Estão a lutar com todas as forças pelos pontos, até porque não podem perder muitos mais. Vai ser um desafio tão difícil como aqueles que temos habitualme­nte contra as equipas do topo da classifica­ção. Vamos encontrar dificuldad­es, mas estamos preparados para elas ”, rematou.

“Sinto na cidade que as pessoas querem muito festejar a vitória no campeonato. Aliás, querem e merecem...” “Sabemos que vamos entrar numa fase difícil do campeonato. Estamos focados”

Raúl Silva Defesa-central do Braga

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal