O Jogo

GUERRA ABERTA COM FPF PELO CASO DE RISTOVSKI

Demora na resposta ao recurso à suspensão por dois jogos inviabiliz­ou utilização do lateral no dérbi e gerou troca de comunicado­s e acusações. Pedido de reunião urgente na calha

- MÁRIO DUARTE

Conselho de Disciplina diz só ter recebido o recurso às 20h47 de segunda-feira. SAD contrapõe tê-lo interposto quase 80 horas após a divulgação do castigo, responsabi­lizando o órgão pela maioria do atraso

O processo que resultou na redução da suspensão de Ristovski de dois para um jogo virou palco de acusações mútuas. O lateral-direito macedónio, expulso com vermelho direto por Hélder Malheiro na visita dos leões ao Bonfim, a 30 de janeiro, foi punido com dois jogos de suspensão; face ao recurso interposto pelo emblema de Alvalade na segunda-feira, dia 4, acedeu o Conselho de Disciplina (CD) reduzir a sanção ao camisola 13 dos leões para um jogo de castigo, notificand­o clube e jogador às 17h40 de quartafeir­a, quando faltavam cerca de três horas para o início do dérbi na Luz, para o qual estava, afinal, disponível.

A demora na tomada de decisão suscitou durante o dia de ontem uma troca de comunicado­s e acusações entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o Sporting, atribuindo cada um ao outro a principal fatia de responsabi­lidade no atraso verificado. A FPF sustenta que apenas recebeu o pedido de recurso dos leões às 20h47 de segunda-feira, dia 4, quando os serviços já se encontrava­m fechados, remetendo a audiência para as 9h30 de quarta-feira, anunciando a decisão às 17h40.

Já os leões alegam que o mapa de castigos foi conhecido às 16h58 de sexta-feira, dia 1; que às 17h52 desse dia “foi solicitada à FPF a documentaç­ão que fundamenta a decisão”; que a FPF responde às 10h00 de segunda, dia 4, e que orecursode­uentradaàs­20h47 desse dia. Em suma, o Sporting sustenta que “o recurso foi interposto 75 horas e 49 minutos após a divulgação do mapa de castigos. Desse lapso temporal, são atribuívei­s ao jogador 11 horas e 41 minutos para a solicitaçã­o dos fundamento­s e a elaboração do recurso; as remanescen­tes 64 horas e 8 minutos correspond­em ao tempo que a FPF tardou em proceder ao envio dos elementos solicitado­s”. Os leões asseguram que vão “requerer à FPF uma reunião de urgência”parareforç­arimportân­cia de julgar recursos em tempo útil.

 ??  ?? Vermelho mostrado por Hélder Malheirono Bonfim desencadeo­u processo poucopacíf­ico
Vermelho mostrado por Hélder Malheirono Bonfim desencadeo­u processo poucopacíf­ico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal