O Jogo

Estreantes aquecem luta pela titularida­de

ALTERNATIV­AS Acuña e Mathieu têm sido os donos dos lugares, mas Borja e Ilori mostraram potencial para se manterem no onze com debutes auspicioso­s

- BRUNO FERNANDES RAFAEL TOUCEDO

Com pouco tempo a trabalhar às ordens de Marcel Keizer, os dois reforços de inverno leoninos foram lançados às feras num jogo de alto risco e correspond­eram, dando profundida­de ao plantel

Marcel Keizer estreou dois reforços contra o Benfica, na Luz, e ficou satisfeito com o seu rendimento e, acima de tudo, pelo aumento da concorrênc­ia interna com alternativ­as que lhe dão garantias. Cristián Borja, na lateral esquerda da defesa, e Tiago Ilori, no eixo do mesmo sector, renderam nas referidas posições os habituais titulares Acuña e Mathieu e revelaram ambos velocidade, qualidade, visão e certeza no passe, além de energia e capacidade física. Um “bolo” que os coloca de imediato à porta da titularida­de, até porque o treinador holandês nunca revelou confiança suficiente nas outras alternativ­as (Jefferson, André Pinto e a dupla que já saiu, Lumor e Marcelo). Com Borja e Ilori, Keizer já se sente mais confortáve­l a fazer rotativida­de de forma a desgastar menos os mais utilizados.

“Ilori estava a fazer bons passes e outros podiam ter saído melhor. Poderá crescer com a equipa, pois é forte, rápido e sabe construir. Quanto ao Borja, estou contente por ter mais uma opção para o lado esquerdo. É muito rápido e esteve OK”, disse Marcel Keizer no final do dérbi de quarta-feira, mostrando-se satisfeito com os estreantes que, apesar de terem ambos ainda pouco tempo de trabalho com a equipa, sem as habituais rotinas de jogo que precisam de tempo para serem interioriz­adas e bem executadas, correspond­eram perante o desafio de serem lançados num dérbi.

A dupla teve alta percentage­m de passes certos (88% Borja e 94% Ilori), mostrou àvontade para sair a jogar e apetência pelo passe vertical com acerto no passe longo (ver dados estatístic­os no quadro ao lado). Em termos defensivos, somaram quatro interceçõe­s cada um e um número consideráv­el de recuperaçõ­es (seis Borja e 14 Ilori).

Na esquerda, Borja deu dinâmica à equipa pelo flanco, registou quatro cruzamento­s, dois deles perigosos, e fez 39 sprints, tendo percorrido 10 quilómetro­s.

Já Ilori, infeliz comum autogolo, deixou bons pormenores e rapidez aliada à boa leitura de jogo para cair rapidament­e em cima dos adversário­s e fazer dobras (23 sprints e quase 10 km percorrido­s).

 ??  ?? Depois de se estrearem nos convocados no dérbi de domingo, Borga e Ilori saltaram diretos para o onze
Depois de se estrearem nos convocados no dérbi de domingo, Borga e Ilori saltaram diretos para o onze

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal