O Jogo

Há três eleitos sob suspeita

CORRUPÇÃO Al-Khelaifi, Rubiales e Pawelko estão a ser investigad­os

-

Para o ExCo da UEFA foram eleitos três elementos que estão debaixo de processos judiciais e são suspeitos de graves atos de corrupção.

Nasser al-Khelaifi, o presidente do PSG, foi ratificado pelo Congresso da UEFA como um dos representa­ntes da ECA, Associação dos Clubes Europeus, ocupando o lugar que era de Ivan Gazidis. O líder da liga espanhola, Javier Tebas, ainda ontem fez publicar uma carta em que defendia que Al-Khelaifi não devia ser eleito também por incompatib­ilidade de cargos, já que é presidente da BeIN Sports, cadeia de TV que é detentora de direitos da Liga dos Campeões. Mas também porque é suspeito de corrupção na compra dos direitos dos Mundiais de 2018 a 2030.

Luis Rubiales é presidente da Federação Espanhola e antes era o presidente do Associação dos Jogadores. Foi o segundo mais votado de ontem, mas está sob suspeita de ter desviado dinheiro, enquanto presidente dos Jogadores, para pagar obras na sua própria casa no valor de dezenas de milhares de euros.

Finalmente Andy Pawelko, presidente da Federação Ucraniana, é suspeito de desviar dinheiro da ajuda da UEFA no seu país e é visado num inquérito naAlemanha por gestão desleal e por queixas na Suíça. Além do mais, as duas Organizaçõ­es Não-Governamen­tais que o acusam dizem que Pawelko foi eleito deputado e é presidente da Comissão de Orçamento do Parlamento o que torna incompatív­el a sua eleição. Segundo os estatutos da UEFA, “A luta contra a corrupção tem também uma exigência de pôr fim às lógicas de conflitos de interesses quando põem em perigo a imagem e a imparciali­dade de uma grande federação”, disse o advogado William Bourdon, em nome das ONG Futures Initiative­s (ucraniana) e fundador da Sherpa (França).

Javier Tebas, presidente da liga espanhola, fez publicar uma carta a defender que AlKhelaifi não podia ser eleito por ser presidente da BeIN Sports, detentora de direitos da Champions

 ??  ?? Infantino, presidente da FIFA, com Al-Khelaifi, líder e dono do PSG
Infantino, presidente da FIFA, com Al-Khelaifi, líder e dono do PSG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal