O Jogo

Aru e Enric Mas lideram pelotão

Doze equipas WorldTour confirmada­s na Algarvia, cujos principais intervenie­ntes somam 13,3 milhões de seguidores

- HÉLIO NASCIMENTO

A Sky, sem grandes figuras, aposta em Poels e De la Cruz para dar sequência a êxitos recentes. Amaro Antunes, José Gonçalves, a W52-FC Porto, o Sporting e a Efapel emergem no plano nacional

Confirmada a ausência do galês Geraint Thomas na Volta ao Algarve, tal como O JOGO escreveu, a lista de principais favoritos é encabeçada pelo italiano Fabio Aru (único vencedor de uma Grande Volta, a Vuelta em 2015, e 5.º no Tour de 2017), da UAE Team Emirates, com um lote de respeito a fazer-lhe sombra, nomeadamen­te o espanhol Enric Mas (2.º na Vuelta do ano passado), da Deceuninck/ Quick-Step, o holandês Wout Poels e o espanhol David De la Cruz (Team Sky), o austríaco Patrick Konrad (Bora-hansgrohe) e o holandês Sam Oomen (Team Sunweb). Depois, como sempre, as “esperanças” portuguesa­s, casos de Amaro Antunes, agora nos polacos da CCC Team; Tiago Machado, o grande destaque da época do Sporting-Tavira – que leva as principais figuras, como Rinaldo Nocentini, Alejandro Marque e José Mendes –; José Gonçalves e Rúben Guerreiro, nos russos da Katusha; e, claro, o coletivo da W52-FC Porto, com Raúl Alarcón e Edgar Pinto na dianteira.

A Algarvia foi ontem apresentad­a, com a presença de várias individual­idades da modalidade e da região, tendo o foco na excelência da prova, que continua a atrair alguns dos melhores nomes do pelotão mundial e 12 das 18 equipas WorldTour, com destaque para as três melhores do ranking mundial de 2018: Deceuninck-Quick Step (Bélgica), Team Sky (Reino Unido) e Bora-hansgrohe (Alemanha). “Há um gosto especial das grandes equipas em vir ao Algarve”, garantiu Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, salientand­o que estiveram duas equipas em estágio no Algarve – a Deceuninck-Quick Step e a UAE Team Emirates – e os seus ciclistas publicaram imagens nas redes sociais. “A marca Algarve passa muito bem”, frisou, aludindo aos 13,3 milhões de seguidores no Facebook, Twitter e Instagram e aos cerca de 150 milhões de lares que estarão atentos às transmissõ­es televisiva­s.

Fiel ao traçado habitual, que contempla etapas para sprinters (Arnaud Démare e Dylan Groenewege­nsãoosfavo­ritos), trepadores e contrarrel­ogistas, esta 45.ª edição arranca em Portimão, que não fazia parte do percurso desde 2012.

“Há um gosto especial das grandes equipas em vir ao Algarve” Delmino Pereira Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 ??  ?? Fabio Aru está de regresso à Volta ao Algarve, onde competiu em 2016
Fabio Aru está de regresso à Volta ao Algarve, onde competiu em 2016
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal