O Jogo

Só Messi ultrapassa Seferovic

Jonas perto do regresso Kalaica quer sair Suíço leva cinco jogos seguidos a marcar

- MARCO GONÇALVES PAULO NUNES TEIXEIRA

Amanhã, frente aos alvinegros, o camisola 14, que ressurgiu em grande desde que Bruno Lage assumiu a equipa no início de janeiro, procura igualar um registo de Jonas esta temporada

Renascido no 4x4x2 adotadopor­BrunoLage,Seferovic viu a sua produção disparar nos últimos jogos, com sete golos em oito desafios. Curiosamen­te, os tiros certeiros do internacio­nal helvético foram todos no campeonato, motivo pelo qual amanhã, frente ao Nacional, Seferovic vai procurar faturar pelo sexto jogo consecutiv­o, uma marca impression­ante, atendendo às dez principais ligas europeias.

Só mesmo no país vizinho há um registo atual superior, pertença de Messi, astro argentino do Barcelona que marca há oito jornadas seguidas em La Liga, somando 12 golos.

Numa análise aos restantes campeonato­s do top 10 do Velho Continente, ninguém atravessa período melhor do que Messi e até Seferovic. Ainda assim, já houve quem conseguiss­e séries semelhante­s e até mesmo superiores. No topo da lista surge Quagliarel­la, veterano avançado italiano: pela Sampdória, o atacante de 36 anos esteve 11 jogos consecutiv­os a marcar no campeonato, desempenho que terminou precisamen­te na última ronda, já que ficou em branco diante do Nápoles. Mesmo assim, o registo de Quagliarel­la foi suficiente para igualar o recorde de Batistuta, autor da mesma proeza pela Fiorentina, em 1994. Também na Serie A, Zapata (Atalanta) já protagoniz­ou uma série de oito embates seguidos a marcar, sendo perseguido por Piatek, que antes de se transferir para o Milan iniciou o campeonato com golos em sete jogos.

No presente, Mané (Liverpool) marca há três jornadas seguidas, como Goretzka (Bayern), Reus (Dortmund) e Luiz Adriano (Spartak). Seguem-se Bas Dost (Sporting), Pépé (Lille), Suk (Reims), Di María (PSG), Ronaldo (Juventus), Caicedo (Lázio) e Sanabria (Génova).

Sem Jonas, que sofreu um traumatism­o no joelho direito no encontro com o Portimonen­se, a 2 de janeiro, Seferovic não se fez rogado e aproveitou da melhor forma o espaço, assumindo-se como peça deter-

minante na ausência do Pistolas. Melhor marcador das águias em 2018/19, o jogador de 26 anos pode igualar o feito de Jonas, que esta temporada já tinha estabeleci­do como recorde seis jogos consecutiv­os a marcar no campeonato. Entre a receção ao Moreirense (nonaronda)eoencontro­com o Braga na Luz, à 14.ª jornada, o internacio­nal canarinho bateu os guarda-redes rivais, marca que Seferovic procura fazer diante dos insulares, orientados por Costinha.

Combativo, o ponta de lança suíço, que esteve perto de deixar as águias durante o último mercado de verão, face às contrataçõ­es dos concorrent­es Nicolás Castillo e Facundo Ferreyra – seria a quarta opção de Rui Vitória para a eixo ofensivo –, já bateu, fruto dos 14 golos, a anterior melhor marca, que datava de 2014/15, época em que defendeu as cores de Eintracht Frankfurt, então com 11 tentos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal