O Jogo

Nota 10 com vénias para Chalana

Ex-jogador foi relembrado numa tarde memorável das águias

-

O 60.º aniversári­o do ídolo não passou em claro e a mestria com bola no pé, ao jeito do extremo, extasiou a Luz. Faltou um para o 11-0 de 1954 ao Boavista

Os adeptos benfiquist­as queriam uma homenagem a Fernando Chalana, conhecido pelo futebol enleante e uma figura da águia, mas acima de tudo do futebol nacional, que vive, atualmente, uma difícil condição de saúde. No dia do 60.º aniversári­o do antigo extremo, foram as imagens do Pequeno Genial, ao som do “We are the Champions”, dos Queen, a motivar os atletas na entrada para o recinto, com os dirigentes encarnados, na bancada, aplaudir. O ex-camisola 10 inspirou, a 10 de fevereiro de 2019, uma goleada por 10-0. Até nesse capítulo foi uma noite mística, enfatizada até por Bruno Lage (ver pág. 6).

A magia foi uma constante e os aplausos abrandaram já depois de ser apontado o 3-0. Não por insatisfaç­ão. A Luz ficou a assistir a uma jogada ao primeiro toque do ataque encarnado, uma espécie de tiki-taka rumo à baliza de Daniel. Não deu em golo, é certo, mas o aplauso foi gigante, sucedendo-se uma vénia coletiva, de 54 810 pessoas, eufóricas com o futebol enleante da águia. Claro, o 10-0, que não acontecia pelas águias para a Liga há 55 anos, foi memorável. Pouco faltou para o recorde de 11 ao Boavista (1954). Se em 2014, 11 jogadores do Benfica entraram com o nome Eusébio nas costas, ontem pareceram dez Chalanas a espalhar magia com a bola no pé, pois Vlachodimo­s pouco trabalho teve.

 ??  ?? Foi exibida na Luz uma tarja em tributo a Chalana
Foi exibida na Luz uma tarja em tributo a Chalana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal