O Jogo

Susana Costa levou coroa de rainha para a Maia

Triplo salto feminino foi, como se previa, a grande prova do Nacional de pista coberta, mas também forneceu a grande surpresa, com Patrícia Mamona a não renovar o título

- AUGUSTO FERRO

Previa-se que Patrícia Mamona, dois dias depois de melhorar o recorde nacional, fosse a maior figura do Nacional de pista coberta, mas Susana Costa esteve melhor do que nunca e venceu-a

Susana Costa fez uma prova fantástica nos Campeonato­s de Portugal em pista coberta, em Pombal. Numa prova em que Patrícia Mamona suscitava todas as atenções, já que dias antes tinha batido por duas vezes o recorde nacional do triplo salto, fixandoo em 14,44 metros, a experiente triplista da maiata Academia Fernanda Ribeiro passou, pela primeira vez na sua longa carreira, os 14 metros numa prova indoor. Começou com 14,05 metros e depois, no segundo e terceiro ensaios, conseguiu 14,13 e 14,12m. Patrícia Mamona abriu com 13,78 m, e ainda saltou 13,93 e 13,95 m, insuficien­tes para atingir o lugar mais alto do pódio.

No final, Susana lamentou as condições climatéric­as em que treina na Maia: “Chegar aqui e fazer o meu recorde pessoal foi bom, mas estas semanas não têm sido fáceis. Continuo a treinar ao frio. Tive oportunida­de para treinar aqui, em Pombal, há uns dias, procurando ficar ao meu melhor nível.” O despique entre as duas triplistas olímpicas teve uma curiosidad­e: deu outra vitória a Susana Costa, que ontem atingiu o sétimo título indoor, desempatan­do com Mamona, que continua com seis. Susana foi campeã, pela primeira vez em 2004. Há 15 anos.

Num concurso de elevado nível – Susana fez a 12.ª marca mundial do ano e oitava entre as que vão ao Europeu de Glasgow –, refira-se ainda que Evelise Veiga se tornou a terceira melhor de sempre na prova, com 13,48 m.

No compriment­o, com as melhores marcas nacionais do ano, e a nove centímetro­s da ida a Glasgow, venceu Marcos Chuva, igualado com Ivo Tavares (recorde pessoal). Outras provas em que se registaram os melhores registos de 2019: 3000 metros, 60 barreiras e altura, nos homens, e 800 metros, por Cátia Azevedo, que passou a ter um bom recorde pessoal na distância e ficou perto de Glasgow.

 ??  ?? Susana Costa foi a grande figura do Nacional de pista coberta
Susana Costa foi a grande figura do Nacional de pista coberta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal