O Jogo

UM TÚNEL DE PLATA VALE OURO INÉDITO

Reforço do Sporting abriu caminho à conquista do Sul-Americano com nota artística. Viajou ontem para Quito e será integrado até final do mês

- BRUNO FERNANDES

Equador bateu Venezuela e Brasil “ajudou” ao vencer a Argentina: eis o primeiro troféu em 29 edições para a seleção tricolor, apurada para o Mundial de sub-20 na Polónia e também para os jogos Pan-Americanos

O cronómetro ainda não marcava dois minutos e já Gonzalo Plata, reforço de inverno do Sporting, fazia das suas no último jogo do Equador na 29.ª edição do campeonato sul-americano de sub-20. No relvado do El Teniente, em Rancagua, Chile, o extremo esquerdino que fez os 90 minutos pela direita recebeu a bola à entrada da área, fez um túnel ao venezuelan­o Riki Mangana, caiu e viu o juiz apontar para a marca dos 11 metros. Campana, a outra estrela da companhia, fez o primeiro de três golos com que a tricolor bateu a vinotinto, que com a ajuda do Brasil (ultrapasso­u a Argentina, por 1-0), garantiu um título inédito no tal “viveiro” de promessas.

O jovem Plata é o único dos seis reforços de meio de época que ainda não trabalha na Academia. Para quando a integração? Apurou O JOGO que o extremo, de apenas 18 anos, deverá ser integrado no plantel às ordens de Marcel Keizer até final do mês. Ontem, descolou do Chile para Quito, capital do Equador, onde vai cumprir um dia de cerimónias festivas em alusão ao campeonato conquistad­o; depois, vai tirar uns dias para visitar a família e tratar de toda a logística necessária para rumar a Portugal: é um enorme passo para um futebolist­a em tão tenra idade e o Sporting quer garantir que o impacto desta nova realidade seja o menor possível. Pré-época em risco? O sucesso tem custos e neste caso Plata pode sofrê-los... perdendo parte dapré-temporada que o leão vai realizar com vista a 2019/20. Tudo porque ficando nos quatro primeiros classifica­dos do Sul-Americano, o Equador garantiu presença no Mundial da categoria, que se realiza na Polónia entre 23 de maio e 15 de junho. Imagine, agora, que os verdes e brancos terminam em quarto – posição atual –, não vencem a Taça de Portugal e são obrigados a disputar a segunda pré-eliminatór­ia da Liga Europa. A ronda tem a primeira mão marcada para 25 de julho, ou seja, impõe que a equipa lusa que a dispute inicie mais cedo os seus traba- lhos. Mais: para além do Mundial de sub-20, o Equador também reservou lugar nos Jogos Pan-Americanos, uma espécie de Jogos Olímpicos, mas para equipas daquele continente. Realizar-se-áno Peru, e o torneio de futebol decorre precisamen­te desde o dia 25 de julho a 9 de agosto. Tudo isto é um exercício cheio de hipóteses, mas o que importa mesmo ao leão é integrar Plata da melhor forma possível, trabalhand­o no imediato com a equipa principal para... mostrar serviço.

A fechar, uma nota para o facto de o nome de Gonzalo Plata ter sido notícia um pouco por todo o globo, ora por constar nos onzes ideais do Sul-Americano de sub-20 para variadíssi­mos portais, ora pelo tal túnel que abriu caminho ao triunfo sobre a Venezuela. Uma estrela em ascensão que promete acabar em sensação.

 ??  ?? Plata brilhou pela seleção tricolor em Rancagua, Chile
Plata brilhou pela seleção tricolor em Rancagua, Chile

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal