O Jogo

VIEIRA: SUCESSO MADE IN MADEIRA

Campanha sensaciona­l e inédita da equipa é façanha que não surpreende os madeirense­s que já conheciam o treinador

- LINO DEVESAS

A vitória sobre o Benfica, na Luz, e o empate com o FC Porto, assim como o quinto lugar, com vantagem de três pontos sobre o Vitória de Guimarães, ilustram o êxito do percurso recente

Ivo Vieira está a realizar um trabalho surpreende­nte à frente do Moreirense, com um improvável quinto lugar a deixar a Europa ao virar da esquina – e que o treinador, apesar de querer manter, recusa transforma­r em objetivo. O triunfo sobre o Benfica, na Luz, por 3-1, e o recente empate na receção ao FC Porto, 1-1, são as principais marcas desta época.

Jokanovic, colega de Ivo nos tempos de jogador e antigo chefe de equipa técnica no Nacional, considera que o treinador “está a fazer um grande trabalho, porque além dos pontos o Moreirense está a jogar bom futebol”, realçando que Ivo Vieira “gosta de futebol atrativo, com posse, circulação, dinâmica e… golos”. “Não estou surpreendi­do. Foi um jogador razoável, mas interessad­o em aprender para subir na vida. Percebia-se que estava ali um treinador e na minha equipa técnica tinha opinião”, contou Jokanovic. Já Miguel Afonso, secretário técnico que assistiu à ascensão de Vieira no Marítimo, destacalhe o “forte carácter”. “É um treinador rigoroso mas coerente, com uma mensagem forte e ideias definidas”, descreveu.

Na ainda curta carreira, o treinador tem outros feitos: em 2011/12, substituiu Jokanovic e deixou o Nacional em sexto lugar e apurado para a Liga Europa; em 2014/15, substituiu Leonel Pontes e levou o Marítimo à final da Taça da Liga, ganha pelo Benfica.

 ??  ?? Ivo Vieira treinou Nacional, Marítimo, Aves, Académica e Estoril
Ivo Vieira treinou Nacional, Marítimo, Aves, Académica e Estoril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal