O Jogo

Alerta amarelo

À sombra dos dez jogos que o 19.º da liga espanhola levava sem vencer, o leão deixou-se adormecer e... não foi a jogo. Quando esboçava a reação, viu Acuña expulso

- bbb MÁRIO DUARTE Textos

Acunã foi expulso e falha jogo da segunda mão

Keizer: “Houve um pouco de pânico com o golo cedo”

Não foi só Calleja a poupar esforços para o Sevilha, também Keizer deu primazia ao embate com o Braga. Deu-se mal, a toda a linha: não houve pressão, intensidad­e, criativida­de... nem vontade para ganhar Constrange­dor. Em suma, foi assim o jogo de ontem do Sporting, que entrou sobranceir­o diante de um aflito 19.º classifica­do da liga espanhola, apostado em fugir aos lugares da descida e a gerir esforços para o embate do fim de semana, com o Sevilha, em que perseguia o regresso aos triunfos que escapavam ao Submarino Amarelo há dez jogos. Ora Keizer, que até concedera a ambição de chegar aos “oitavos” da Liga Europa, também pensou na receção ao Braga ao escalar o onze para o jogo de ontem e procedeu a sete alterações, da baliza ao ataque, passando por defesa e meio-campo. O Sporting entrou sem chama e o modo amorfo como entrou em campo, na altura enfatizado pelo silêncio ensurdeced­or que chegava das bancadas, onde as claques assistiram sem reação até ao 12.º minuto, levou a que começassem a entoar... críticas aos jogadores. O técnico holandês concedera essa ambição de seguir em frente na prova, mas defendera que não era uma obrigação. Contudo, foi ontem por de mais evidente que a equipa falhou numa obrigação óbvia: a de querer ganhar o jogo.

O Villarreal surgiu organizado em Alvalade e entrou praticamen­te a ganhar. Numa transição rápida, Chukwueze meteu Acuña num bolso e serviu Pedraza que atirou a contar logo aos 3’. Os espanhóis, em vantagem, sentiram-se confortáve­is perante um Sporting inoperante, sem capacidade de penetração, ocuparam os espaços e geriram o jogo, apostando sempre em transições rápidas que deixavam os homens da casa em sobressalt­o. A incapacida­de de construir jogo foi tal que não foi por uma, nem por duas ou três vezes que foi Coates a pegar na bola na defesa e a sair para o ataque em iniciativa­s individuai­s brindadas, então, com aplausos das bancadas, pela revolta contra o marasmo. Ao central uruguaio, juntava-se o inconformi­smo de Bruno Fernandes – a quem as coisas não estavam, também, a sair propriamen­te bem – e a irreverênc­ia de Raphinha – embora sem grande sucesso, diga-se de passagem. Era muito pouco. Manifestam­ente insuficien­te.

Paragem para o intervalo, reflexão, nova atitude. Seria o que esperar de uma equipa em desvantage­m em casa e com aspirações de manter a eliminatór­ia em aberto, certo? Errado. O Sporting foi mais do mesmo e a verdade é que Marcel Keizer, vendo que a equipa nada jogava, nada fazia. Deixou passar mais de uma hora de jogo para passar um sinal à equipa que tinha de reagir. Lançou Wendel por Petrovic, Luiz Phellype por Jovane – que continua a ser um trunfo bem mais eficaz lançado desde o bancodoque­jogandodei­nício. A dinâmica da equipa mudou, Raphinha deu um golo cantado a Bas Dost, negado por defesa portentosa de Andrés Fernández, e depois atirou ao poste, chegava-se a cheirar o golo dos leões... quando Acuña, amarelado desde os 6’ faz uma falta sem nexo a meio-campo e é expulso.

Morreram aí todas as aspirações que o Sporting ainda pudesse alimentar de recuperar da desvantage­m e menos ainda de reverter o resultado. A monumental vaia no final impôs-se e, mesmo que a eliminatór­ia ainda esteja em aberto, o Sporting terá de fazer muito mais.

 ??  ?? Um golo de Pedraza aos 3’ deixa leões com um pé de fora da Europa
Um golo de Pedraza aos 3’ deixa leões com um pé de fora da Europa
 ??  ?? Miguel Luís regressou à titularida­de sem conseguir impor o seu jogo frente aos espanhóis capitanead­os por Mário
Miguel Luís regressou à titularida­de sem conseguir impor o seu jogo frente aos espanhóis capitanead­os por Mário
 ??  ?? Bruno Fernandes foi a imagem do desalento entre as hostes leoninas após o desaire caseiro na Liga Europa
Bruno Fernandes foi a imagem do desalento entre as hostes leoninas após o desaire caseiro na Liga Europa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal