O Jogo

Entre os quatro da frente, ninguém aposta tanto em jogadores nacionais Guerreiros são o candidato mais português

Equipa de Abel Ferreira destaca-se dos quatro da frente na Liga por dar primazia, em minutos, a jogadores nacionais

- PEDRO ROCHA

De visita a Alvalade, o Braga segue em terceiro lugar com sete portuguese­s entre os 14 mais utilizados no campeonato.O FC Porto soma menos cinco, o Benfica menos um e o Sporting menos quatro

Se os corações dos adeptos da Seleção Nacional não palpitasse­m por nenhum clube, eventualme­nte poderiam torcer, nesta altura, pelo Braga na corrida pelo título. É que os minhotos estão claramente na frente no que toca à utilização de jogadores portuguese­s. Olhando para os 14 com mais minutos no campeonato, de FC Porto, Benfica, Braga e Sporting, verifica-seque o clube bracarense enquadra nesse intervalo sete atletas nacionais, somando mais cinco do que o atual líder FC Porto, entrando na contabilid­ade dos dragões ainda o médio Sérgio Oliveira, transferid­o, em janeiro, para o PAOK, por empréstimo. Só o Benfica, com menos um jogador, se aproxima do número de portuguese­s que jornada após jornada vão somando minutos pelos arsenalist­as.

Já o Sporting, outrora considerad­o uma referência incontorná­vel por valorizar o produto nacional (Luís Figo e Cristiano Ronaldo, dois dos três Bolas de Ouro portuguese­s, nasceram lá), está a quatro portuguese­s do Braga. É uma distância consideráv­el e dá que pensar atendendo a que o médio de janeiro (uma eleição oficial da Liga) até foi o leão Bruno Fernandes. Outro nome que merece reflexão é o de Wilson Eduardo, um ex-sportingui­sta que se mudou, em definitivo, para o Braga e que figura entre os portuguese­s a queAbel mais recorre. Curiosamen­te, foi por um triz que não se estreou recentemen­te pela seleção de Angola (tem dupla nacionalid­ade), enquanto o brasileiro Dyego Sousa, o melhor marcador do campeonato, não entrou nesta contabilid­ade, mas até já obteve passaporte português e até sonha com a Seleção. Vão todos encontrar-se amanhã, em Alvalade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal