O Jogo

Dérbi cheio de memórias passa hoje a centenário

Histórico entre Sporting e Benfica começou a 23 de dezembro de 2001. Mais de 17 anos depois, o clássico chega ao jogo 100. João Marçal e Naná desfiaram recordaçõe­s dessa partida

- JOÃO MAIA

Marçal foi o primeiro a marcar um golo em partidas entre os rivais. Naná esteve na baliza das águias e recordou um “chuveiro de cuspidelas”. O dérbi trouxe sal e pimenta à modalidade

Mais de 17 anos depois, o dérbi eterno, na versão futsal, passa hoje a centenário. Foi a 23 de dezembro de 2001 que na desapareci­da Nave de Alvalade se defrontara­m pela primeira vez Sporting e Benfica, no ano em que as águias ingressara­m na modalidade. Desde então, marcou-se 574 golos (289 para os leões e 285 para as águias), à média de seis por partida.

O JOGO foi ao encontro de João Marçal, então no Sporting, e Fernando Paiva “Naná”, que estava no Benfica, atletas que jogaram e sentiram o pulso ao ambiente quente naquela tarde de inverno que terminou com um empate (3-3). “Ainda noutro dia estive a ver imagens. A nave foi pequena para tanta gente, houve incerteza no resultado, marquei o primeiro golo da história dos dérbis, mas ainda hoje tento-me lembrar como foi pois, com aquele ambiente, nem me recordo bem”, conta João Marçal. Naná vai ao encontro do raciocínio de Marçal quando recorda o ambiente. “Não estávamos preparados para um jogo com tanta rivalidade. Havia muita nas bancadas, no campo nem tanto”, opina. João Marçal defende que a entrada do Benfica no futsal ajudou a fomentar a modalidade. “As coisas mudaram muito. O Benfica veio mexer com o futsal e até para os jogadores foi importantí­ssimo”, refere. Naná volta a concordar. “Havia jogos interessan­tes como o Correio da Manhã-Miramar, mas nada como um Benfica-Sporting”, acrescenta.

E é precisamen­te do primeiro dérbi que os dois guardam as memórias mais especiais. “Nesse dia fomos pela primeira vez escoltados pela polícia. Lembro-medeestarm­osapassar pelo meio do trânsito”, recorda João Marçal. Naná tem memórias menos simpáticas. “A claque do Sporting estava separada da quadra por umas barreiras. Entretanto, essas barreiras caíram e eu, inocenteme­nte, fui ajudar a levantálas. Fui cuspido durante 20 segundos. Parecia um chuveiro de cuspidelas.” “Nesse dia [do primeiro dérbi] fomos pela primeira vez escoltados pela polícia. O Benfica veio mexer com o futsal”

João Marçal Antigo jogador de Sporting e Benfica “Não estávamos preparados para um jogo com tanta rivalidade. Havia muita nas bancadas, mas no campo nem tanto”

Naná Antigo guarda-redes do Benfica

 ??  ?? O primeiro dérbi no futsal, na Nave de Alvalade, terminou empatado a três golos
O primeiro dérbi no futsal, na Nave de Alvalade, terminou empatado a três golos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal