O Jogo

Leão encostado às cordas

- Sérgio André sergio.andre@ojogo.pt

O favorito Braga pode deixar o Sporting praticamen­te fora da corrida ao segundo lugar e consequent­e adeus à Champions

Oprimeiro sinal preocupant­e para as hostes leoninas é que o Braga surge esta noite em Alvalade como claro favorito, perspetiva impensável há alguns meses. Não existem resultados fechados antes dos jogos, mas há um percurso claro que demonstra o potencial das equipas e o rigor com que têm enfrentado o campeonato. Se já é impossível passar ao lado da classifica­ção, onde há uma distância de sete pontos a separá-los – pode chegar a dez em caso de triunfo da equipa arsenalist­a e afastar definitiva­mente o adversário da hipótese de jogar a Champions em 2019/20 –, o que dizer da superiorid­ade de Abel nos seus confrontos com os leões? Em seis partidas, venceu três, empatou duas e perdeu apenas uma vez, diante de Jorge Jesus em 2016/17. Também sou da opinião de que as estatístic­as não ganham jogos, mas não podemos passar ao lado delas como se não emitissem um sinal importante. Compreende­mos, pelo menos em parte, o momento das equipas e a verdade é que desde o recente embate em Braga (inclusive), para a Taça da Liga, onde até ganhou o primeiro troféu da temporada, o Sporting somou apenas um triunfo. Para memória futura (ver página 20), contam-se três derrotas e três empates, adicionand­o os resultados em todas as competiçõe­s. Já o Braga, em exclusivo na Liga, fez o percurso inverso: três vitórias.

Se a tudo isto juntarmos uma boa dose de pressão, lá está, pelos resultados obtidos ultimament­e, a fragilidad­e com que Keizer arranca para este jogo, o silêncio de Frederico Varandas, a saída de Nani – significa o mesmo que atirar a toalha ao chão –, e o ruído provocado pelo recente livro de Bruno de Carvalho, rapidament­e concluímos que o cenário não é nada animador para o Sporting. E depois de apanhar com um Braga ainda ferido pela polémica (contestada­s decisões do VAR) em torno do último confronto entre ambos, segue-se o Villarreal, com quem os leões perderam na quinta-feira para a Liga Europa. Ou seja, podem cair dois objetivos num curto espaço de tempo. Será o Braga a provocar o primeiro xeque-mate ao leão?

O Sporting está pressionad­o. Aos maus resultados, juntase a fragilidad­e com que Keizer arranca para o jogo de hoje, o silêncio de Varandas, a saída de Nani

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal