O Jogo

O ódio requentado do comentador Tavares

- Miguel Pedro

1 Ser culto e ser inteligent­e são coisas totalmente distintas, ou seja, dizem respeito a caracterís­ticas diferentes do nosso intelecto. Um homem que é culto distingue-se pelos livros que leu, os filmes que viu, as músicas que ouviu. E pelo que disso tudo se lembra. Há uma dimensão livresca ou académica no homem culto. Fala bem, usa muitas referência­s, dá um ar importante àquilo que diz (muitas vezes por ter tido uma educação privilegia­da, própria das classes endinheira­das, permitindo o acesso aos bens culturais). Já a inteligênc­ia é uma caracterís­tica intrínseca do nosso intelecto e, numa perspetiva darwiniana, é aquilo que nos faz resolver problemas, é uma ferramenta biológica que nos permite sermos humanos. A inteligênc­ia, embora sendo intrinseca­mente humana, não está presente em todos os seres humanos da mesma forma e com a mesma intensidad­e. Por isso, há homens mais inteligent­es que outros, da mesma forma que há homens mais cultos que outros. No entanto, é na inteligênc­ia que reside a capacidade (e a esperança) que temos de resistir à estupidez, à imbecilida­de, à maldade, ao racismo, à xenofobia, ao totalitari­smo e a todos os maus atributos do homem (enquanto indivíduo e como ser social). O homem culto, por seu lado, pode ser imbecil, néscio e mau (é icónica a imagem no filme “A Lista de Schindler” do oficial nazi que, depois de ouvir Beethoven, sai para matar alguns judeus). Ou seja, o homem culto pode não ser inteligent­e. Pode ser malvado, néscio, trauliteir­o e arrogante. Por isso, eu, ao contrário de Marcel Proust, cada vez atribuo mais valor à inteligênc­ia: esta é a nossa defesa contra o que de mau existe no mundo. Vem este introito a propósito das recentes declaraçõe­s do comentador da TVI, Miguel Sousa Tavares que, embalado pelo ódio requentado que já várias vezes demonstrou contra o SC Braga, destilou uma série de baboseiras infundadas destinadas, unicamente, a rebaixar a imagem da equipa que está a meros dois pontos atrás do clube do seu coração. As palavras dele ficam com ele. Nem me pronuncio sobre isso. Todos sabemos que o Tavares é um homem culto. Já quanto a ser inteligent­e…

2 Já o Proença, de nome próprio Pedro, comentador encartado do mesmo canal televisivo, esse nem inteligent­e, nem culto… 3 “Intelectua­lices” à parte, o Braga, depois de uma vitoria moralizado­ra sobre um Chaves em ascensão de forma, num estádio com muitos e muitos adeptos a ver e a puxar sistematic­amente pela equipa, num raro jogo de domingo à tarde na Pedreira, joga hoje contra o Sporting, um dos candidatos ao título. Jogamos com a

Todos sabemos que Miguel Sousa Tavares é um homem culto. Já quanto a ser inteligent­e...

certeza de que, seja qual for o resultado final, continuare­mos, no final desta jornada, numa excelente posição e com excelentes expectativ­as: na pior das hipóteses, num confortáve­l terceiro lugar; na melhor das hipóteses, num inesperado primeiro lugar. Só pode correr bem…

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal