O Jogo

“É preciso tempo para os atletas maturarem”

-

O diretor-técnico do Sporting lamenta que haja alguma escassez de soluções no meio fundo masculino em Portugal. O mesmo não acontece nos femininos, onde considera que há alta qualidade

Carlos Silva garante que o Sporting está a integrar progressiv­amentejove­ns nas suas equipas, mas pede tempo para que estes atletas evoluam.

A maior dificuldad­e do Sporting na luta pelo título masculino de pista tem sido no sector dos lançamento­s? Como resolve isso?

—É algo que temos identifica­do, mas acredito que neste momento temos um bom grupo de lançadores. Temos tentado angariar para o clube atletas mais maduros e, ao mesmo tempo, criar uma simbiose com atletas mais jovens. Neste momento, a nível do disco, martelo e peso, contamos com alguns dos melhores jovens juniores e sub-23 a nível nacional. Mas é preciso tempo para os atletas maturarem.

E a equipa masculina de fundo não precisa de ser renovada?

—Nós temos vindo a fazer uma renovação, mas há uma escassez de fundistas. O meio fundo português precisa de renovação, não é só o Sporting. Sabemos perfeitame­nte o quão é difícil vingar em termos internacio­nais nas longas distâncias, mas temos jovens que estão a evoluir e vão vingar, de certeza.

Já no fundo feminino, o cenário é diferente ...

—Sim, há um meio fundo a nível feminino de alta qualidade, muito encostado às maratonas.Além das equipas seniores, também tivemos a equipa feminina de juniores na Taça dos Clubes Europeus. Agora, estamos a tentar fazer o mesmo trabalho com os masculinos e já temos vários elementos mais novos. Por exemplo, o Miguel Marques deu um grande salto qualitativ­o e pensamos que é um jovem com muito futuro.

É difícil ser-se profission­al do atletismo em Portugal?

—É complicado, mas é algo estrutural do país. Quando um atleta entra na faculdade, já não consegue dedicar todo o tempo ao alto rendimento e há um contexto em termos nacionais que despreza completame­nte a ati vida de desportiva. Um atleta precisa de condiçõese­conómica sede uma base de trabalho para desenvolve­r as suas capacidade­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal