O Jogo

“Marítimo pode atrair outros clubes de futebol”

-

A visita de Paulo Ferreira à Madeira, este mês, tornou realidade o ingresso dos verde-rubros na modalidade e a realização do Grande Prémio do Funchal, a primeira prova na ilha ao fim de 11 anos!

Preocupado com as camadas jovens, o dirigente tem plano traçado para a formação, num processo em tudo semelhante com o percurso que Miguel Oliveira fez no motociclis­mo. E o piloto da KTM Tech3 até pode vir a assistir a algumas provas...

Quantos federados têm? —Cerca de 600. A ideia é passar os mil até ao final do ano. E qual é o panorama em termos de clubes? —Vamos criar na Madeira a maior escola náutica do país, em parceria com o Marítimo e que já está a colocar 200 inscritos. Vai ser uma referência na Europa.

Isso poderá atrair outros? —A ideia é essa e lanço esse desafio. De futebol só temos o Marítimo, que pode atrair outros. Não posso dizer FC Porto, Benfica ou Sporting, porque nem sequer há negociaçõe­s nesse sentido. Sei que estamos a despertar alguma curiosidad­e e isso para mim já é muito bom. Como é a ascensão de um piloto na motonáutic­a? Há alguma semelhança com o percurso do Miguel Oliveira no motociclis­mo? —Há um processo semelhante a nível internacio­nal. Mas Portugal, neste momento, está com um projeto que não é igual, é mais inovador e já houve federações como a da Finlândia a elogiar. Entre 10 a 15 por cento do orçamento vai ser para formação. As crianças começam na Fórmula Futuro, passam para o GT30, uma classe mais acima; seguem para Fórmula 4s e depois é a Fórmula 2 e a Fórmula 1. Portanto, estão à procura de Miguéis Oliveira? —Exatamente. Não ia falar nele, porque gosto de todos os pilotos.Tivemosuma­captação de talentos em Penafiel. Apareceu um miúdo, o Pex Moura Jr., dos kartings, e na primeira vez que pegou num barco toda a gente ficou espantada, é um talento. E também defendo a política da escola do Miguel Oliveira, conheço-a, é o projeto correto e não me importo de o copiar. Pelo contrário, se o projeto é de sucesso. Provavelme­nte, vamos ter o Miguel em provas nossas, porque uma das nossas missões é cativar a população.

“Defendo a política da escola do Miguel Oliveira, conheço-a, é o projeto correto e não me importo de o copiar” “O Duarte Benavente vai apresentar um barco novo. Estamos a trabalhar para sermos campeões do mundo de F2” Paulo Ferreira Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutic­a

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal