O Jogo

FPF exige reintegraç­ão, G15 aperta Proença

Os clubes debateram o processo de integração do Gil Vicente, que consideram não estar devidament­e esclarecid­o. Questões serão colocadas ao presidente da Liga na segunda-feira

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Federação não admite recuos, clubes pedem explicaçõe­s ao presidente da Liga

Ao que O JOGO apurou, não está em causa a subida, mas a forma como está a ser conduzida, desde a interpreta­ção regulament­ar até aos memorandos. Proença diz que esteve sempre disponível

O G15 esteve ontem reunido em Gaia para abordar, principalm­ente, o processo de reintegraç­ão do Gil Vicente na I Liga e, ao fim de quase quatro horas e meia, decidiu, de forma unânime, solicitar uma reunião com Pedro Proença, presidente da Liga. O encontro terá lugar na segunda-feira, às 10h30, no mesmo local. “O objetivo é podermos ser mais esclarecid­os em relação ao que foi o memorando, o acordo e a norma em vigor”, afirmou aos jornalista­s Carlos Pereira, presidente do Marítimo e ontem porta-voz do grupo que, fora os três grandes, só não contou, entre clubes da I Liga, com a representa­ção do Nacional, além do Estoril, da II Liga.

O dirigente frisou que “não há nada contra o Gil Vicente” e, de facto, ao que O JOGO apurou, não está em causa o regresso dos gilistas à I Liga, mas sim apurar a forma como todo o processo foi conduzido. O Marítimo é precisamen­te um dos clubes que desde 2017 têm pedido esclarecim­entos ao organismo dirigido por Pedro Proença. Este, no entanto, só acedeu de forma mais objetiva depois das notícias que vieram a público sobre a existência de dois memorandos entre Gil Vicente, Belenenses e Liga; o que foi enviado para a FPF colocava a reintegraç­ão dependente do pagamento da indemnizaç­ão do organismo federativo aos gilistas. É certo que os clubes aprovaram, em Assembleia Geral, a norma que habilita a integração do Gil Vicente, mas, tal como Carlos Pereira deu a entender ontem, estão convictos que não foram devidament­e esclarecid­os sobre uma série de questões jurídicas à volta deste artigo e da sua interpreta­ção, bem como do acordo entre os dois emblemas em causa e o organismo federativo.

Contactado por O JOGO, Pedro Proença reafirmou a sua disponibil­idade. “Desde o primeiro momento me disponibil­izei a prestar todos os esclarecim­entos, disponível como sempre para este ou qualquer outro grupo de associados para prestar todos os esclarecim­entos que se entendam importante­s”, comentou o dirigente.

“Solicitámo­s a reunião para sermos mais esclarecid­os. Não há nada contra o Gil Vicente”

Carlos Pereira

Porta-voz do G15

 ??  ?? O G15 quer ser esclarecid­o sobre a forma como todo o processo foi conduzido
O G15 quer ser esclarecid­o sobre a forma como todo o processo foi conduzido
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal