O Jogo

Svilar estudou remates de Bruno Fernandes

Segundo Moreira, ex-guarda-redes das águias e atual guardião do Cova da Piedade, quando há falhas na baliza, a tendência é pesquisar os aspetos “menos bons”

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Face à rotativida­de promovida no campeonato e Taça, o belga pode render Vlachodimo­s no dérbi e, para Moreira, o golo sofrido na primeira mão não vai afetar a postura de “keeper” de 19 anos

Aposta para a baliza encarnada nos embates da Taça de Portugal, Svilar, que até já jogou em Alvalade na reta final do embate do campeonato, poderá render Vlachodimo­s amanhã, ocupando o posto que lhe pertenceu na primeira mão. Na Luz, o jovem de 19 anos acabou por ser batido num livre de Bruno Fernandes, situação que não vai afetar o rendimento do belga, segundo Moreira.

Com um passado ligado às águias, que represento­u durante mais de uma década, o atual guarda-redes do Cova da Piedade acredita que Svilar está pronto para voltar à baliza. “Se calhar até vai estar mais preparado agora, porque isso já aconteceu. Nós guarda-redes, quando as coisas não correm tão bem, tentamos melhorar as situações e procuramos pesquisar. De certeza que o Svilar tentou arranjar outras maneiras para defender os livres do Bruno Fernandes como de outros jogadores. Deve ter estudado e acredito que o golo da primeira mão não vai pesar. Se for chamado, espero que cumpra, tal como todos os guarda-redes”, diz Moreira a O JOGO.

Apesar de ter poucos minutos, em virtude da utilização preferenci­al de Vlachodimo­s, Moreira lembra a alternânci­a entre Svilar e Zlobin na equipa B, como fator para ter ritmo de jogo e sente que a idade não influencia o desempenho. “Um jogador pode ter 20 anos e ser umjogadorm­aisexperie­ntedo que outro com 35. Avalio esta situação pela experiênci­a e não pela idade. Quantas meias-finais da Taça já jogou Svilar na carreira? Mas se nunca jogar, nunca poderá adquirir experiênci­a”, completa. Num embate com o eterno rival, que vale a passagem à final no Jamor, caso Bruno Lage opte por Svilar, Moreira aconselha-o a “desfrutar” do momento. “O futebol dentro das quatro linhas é das coisas mais bonitas que existe e estamos a falar de uma meia-final. Que faça o que mais gosta que é defender a baliza que nós tanto amamos”, acrescenta.

“De certeza que Svilar procurou arranjar outras maneiras de defender os livres do Bruno Fernandes e remates dos outros jogadores”

Moreira Guarda-redes do Cova da Piedade

 ??  ?? Svilar tem jogado nas taças nacionais e entrou em Alvalade, na liga, após expulsão de Vlachodimo­s
Svilar tem jogado nas taças nacionais e entrou em Alvalade, na liga, após expulsão de Vlachodimo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal