O Jogo

KEIZER NO ENCALÇO DE JJ AMEAÇA FAZER MELHOR

Técnico holandês não tem tantas vitórias, em média, como as de Jorge Jesus nas três últimas épocas, mas também não perde tanto. Ainda pode conquistar dois troféus

- MÁRIO DUARTE

Matriz mais ofensiva atualmente adotada pelos leões resulta em mais golos marcados... e sofridos, mas o saldo é paradoxal: tem menos triunfos e menos derrotas. Após a Taça da Liga, ainda há a final do Jamor

Após o dérbi que colocou o Sporting na segunda final da época, Marcel Keizer comanda, a partir das 20h00 de amanhã, diante do Rio Ave, a equipa de Alvalade pela 30.ª ocasião. Depois de assumir o cargo com a campanha em curso e o grupo a recuperar de um final de época pouco menos que trágico e um arranque de época algo titubeante, o holandês liderou os leões para um início fulgurante, perdeu gás nos primeiros meses de 2019, mas parece apostado em trilhar o caminho da retoma. À boleia do registo redondo atingido na receção aos homens de Vila do Conde,O JOGO fez as contas e chegou à conclusão de que os números de Keizer não diferem muito dos de Jorge Jesus, o técnico que comandou a equipade Alvalade nasúltimas três épocas.

Se,em termos absolutos, não há como comparar os 30 jogos que Keizer completa diante do RioAve com os 154 disputados sob o comando de Jesus, a análise dos dados dos dois treinadore­s dá para retirar várias conclusões: o Sporting, com o português ao leme, conseguia mais vitórias, com uma vantagem de 1,63% face ao registo atual; com o holandês, tem menos 2,88% de derrotas, como se pode constatar no quadro nesta página. Apesar da cadência marcada mente mais ofensiva sob o comando de Keizer – que liberta, inclusive, Bruno Fernandes para o melhor registo da carreira (ver rodapé) –, consubstan­ciada no registo de golos marcados (mais 0,3 por jogo do que com Jesus) e sofridos (mais 0,1), o atual Sporting não vence tanto como o registo médio nos três anos sob a orientação do português, nem perde tanto.

Keizer, recorde-se, arrancou com sete triunfos consecutiv­os, seguindo-se uma série de 17 jogos com resultados a oscilar entre vitórias (seis), empates (outros tantos) e derrotas (cinco). Atualmente, o Sporting comandado pelo técnico holandês cumpre uma sequência de cinco triunfos e, depois de conquistar a Taça da Liga e garantir presença no Jamor, tem via aberta para conseguir o que Jorge Jesus não logrou: vencer duas provas na mesma época.

 ??  ?? Marcel Keizer tem um rácio de derrotas inferior ao registado por Jorge Jesus
Marcel Keizer tem um rácio de derrotas inferior ao registado por Jorge Jesus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal