O Jogo

Espião Vinagre agrada a Klopp

Lateral dos Wolves descreve a tática anti-Salah e companhia. Treinador dos reds aprovou-o e já o convidou

-

O esquerdino destacou-se no encontro com o Liverpool e avisa que o FC Porto pode muito bem matar o adversário com o veneno dos ingleses: qualidade e velocidade no ataque

Rúben Vinagre é outro lateral português na Premier League, menos conhecido porque fez um percurso maioritari­amente no estrangeir­o (saiu do Sporting aos 16 anos, jogou no Mónaco e agora está no Wolverhamp­ton), mas igualmente apontado a grandes voos. Aos 19 anos e em época de estreia na Premier League, já conta 14 jogos feitos e despertou interesse de vários clubes [ver peça à parte], um deles o… Liverpool. Pelo menos de forma informal e desde o encontro da Taça de Inglaterra (joga hoje as meias-finais), em que os Wolves venceram por 2-1, com assistênci­a de… Vinagre. No final do desafio, Jurgen Klopp confessou-lhe a admiração e perguntou-lhe se gostaria de viver em Liverpool.

Vinagre não se deixa, para já, impression­ar, mas deixa a tática aos laterais portistas. Consigo, nenhum dos reds fez miséria. Especialme­nte Salah, que teve de marcar em 20 minutos desse jogo (o egípcio entrou aos 70’) e mais alguns no duelo do campeonato. “Para mim, os três melhores avançados de Inglaterra são Firmino, Salah e Aguero. Admiro muito os dois primeiros. Mané também está muito bem, mas os dois são de excelência. Firmino é muito completo, trabalhado­r, sai da zona do ponta de lança com frequência e dificulta muito. Salah é objetivo, sai da finta e vai para o golo. É muito direto e é preciso ter atenção a isso”, avisa. “Aqui, o futebol é muito intenso e rápido e o lateral tem de estar muito concentrad­o, defender bem o espaço interior e a profundida­de, que o Liverpool tanto procura”, completou.

Vinagre vê duas equipas “idênticas na procura da velocidade” e separadas apenas pela intensidad­e do futebol inglês. “Podem acusar o momento decisivo que vivem no campeonato. Veremos”, alerta, seguro de que os ingleses também terão de olhar para o adversário com cautelas. “O FC Porto tem equipa muito equilibrad­a e boa para combater com o Liverpool. Tem jogadores igualmente rápidos na frente e para o Liverpool também vai ser difícil parar o ataque do FC Porto”, avisa, ele que “levou” com Salah e Mané na Premier League e Shaqiri na Taça. Só faltou Roberto Firmino para atestar ainda mais as suas qualidades.

Com 19 anos, o jogador está ainda debaixo de olho do Barcelona, que o segue desde os 16 anos e tem enviado o chefe de scouting para o observar a cada jogo, mesmo correndo o risco de não sair do banco. O Barça ficou impression­ado na vitória sobre o Manchester United. Já Klopp tinha ficado…

“Firmino é completo e Salah muito direto: sai da finta e vai para o golo”

Rúben Vinagre

Lateral do Wolverhamp­ton

 ??  ?? Vinagre foi confrontad­o com a admiração de Klopp
Vinagre foi confrontad­o com a admiração de Klopp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal